Conheça o estudante que brigou cinco anos pela melhoria do transporte de Bayeux

0
O jovem estudante Nilberlandio Silva há cinco anos milita em melhorar o transporte público de Bayeux. Para isso, participou de discussões e audiências com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Departamento de Estradas e Rodagens (DER), mas garante que as mudanças no setor que ocorreu na cidade é fruto da mobilização da população.
Em entrevista ao Paraíba Já, o jovem afirma que os moradores têm que ter noção de que os usuários tem que cotidianamente passar a exigir melhoras para que o poder público tome providências.
Confira abaixo a entrevista.
Paraíba Já – Como foram feitas essas reclamações?
Nilberlandio – De início, realizei um abaixo-assinada, colhendo assinaturas de moradores de toda a cidade, bairro por bairro, o documento foi protocolado no MP e DER.
Paraíba Já – E no MPPB, qual foi o procedimento?
Nilberlandio – Ficou de 2011 a 2013 realizando uma série de audiências públicas com todas as partes para tentar resolver a situação, mas nada foi solucionado, até que em outubro de 2013 eles transformam tudo em uma Ação Civil Pública.
Paraíba Já – No que resultou essa ação?
Nilberlandio – De forma efetiva, nada, até ontem o serviço era gerido da mesma maneira, sem o mínimo de fiscalização do DER, a Prefeitura até hoje não abriu as licitações para as linhas internas como determinava a recomendação, e como determinou a sentença proferida no ano passado.
Paraíba Já – E a que se deve essa mudança?
Nilberlandio – Essa mudança se deve unicamente aos usuários que cotidianamente passaram a exigir melhoras, ainda não é o serviço que queremos, há muitos pontos a serem questionados como tudo isso ocorreu, mas esperamos que de fato o serviço venha a ser melhorado como um todo, e não falo só de ônibus, inclui ampliação das linhas que precisamos urgentemente, a cidade cresceu e as linhas continuam as mesmas.
Paraíba Já – Então não foi um ato do DER? Ou da prefeitura?
Nilberlandio – Não, primeiro que o DER fechou os olhos durante todo esse tempo, se o órgão tivesse adotado as medidas necessárias não teríamos chegado a esse ponto.
Quanto a Prefeitura, até outro dia alegava não ter responsabilidade sempre que por nós era questionada, agora de uma hora pra outra anuncia as mudanças.
Como disse, se algo mudou foi por consequência da pressão popular, que inclusive denunciou por diversas vezes na grande imprensa, nenhum político ou órgão público esteve interessado na questão durante anos.
Paraíba Já – É justo o reajuste?
Nilberlandio – Não, nenhum dos reajustes, inclusive a Promotoria de Justiça, que está com este processo poderia ter pedido o cancelamento, o próprio Ministério Público apontou por diversas vezes a precariedade do serviço, logo, não há justificativa para tal, nem a entrega desta possível nova frota.
Paraíba Já – Mas o serviço não melhorou?
 ‪
Nilberlandio – Não, por exemplo, temos bairro que está sem transporte, o Sesi, os ônibus entram lá quando querem, e quando entra, é o de outro bairro que entra lá fazendo uma espécie de circular.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here