Conheça curiosidades e tradições por trás dos pratos do Ano-Novo judaico

    0

    A partir do anoitecer deste domingo (13), os judeus começam a celebrar o feriado de Rosh Hashaná,(“cabeça do ano” em hebraico), o Ano-Novo judaico. E, para comemorar a chegada do ano 5776, a festa reúne amigos e parentes ao redor da mesa com um jantar especial, com direito à melhor louça e refeições feitas especialmente para a data.

    A cultura hebraica tem uma série de pratos típicos para a ocasião, para garantir que o ano que começa seja cheio de bênçãos e sorte. Daí, entram em cena muitas coisas com maçãs, mel e cenouras, além das receitas com o tempero das mães e avós.

    Conheça abaixo alguns dos itens mais populares da festa e descubra os sabores para garantir um “ano doce”. As informações são do Uol Comida.
    Maçãs e mel
    Para garantir um ano feliz, não podem faltar sobremesas no banquete. “As pessoas se desejam ‘Shana Tová’, que quer dizer ‘ano doce’. Por isso, pão de mel, bolo de mel e maçã com mel são típicos dessa celebração”, explica Renata Feffer, da Cau Chocolates, que prepara um menu especial de doces com temática judaica para presentear no feriado.

    Além das maçãs e do mel, a mesa de doces também tem espaço para as romãs, para que as bênçãos no ano que começa sejam tão numerosas quanto as sementes da fruta.

    Chalá
    Outro item indispensável à mesa é a chalá, um saboroso pão trançado. “Esse pão é servido em todas as festas judaicas. Mas, no Rosh Hashaná, a chalá tem o formato redondo, que simboliza a continuidade e a eternidade”, conta a doceira paulistana Mara Mello, que também criou um cardápio para o Ano-Novo. “Este é um item que não pode faltar.”

    Tempero da vovó
    Para garantir que o jantar agrade, vale encomendar os pratos preferidos com antecedência. Na delicatessen Red Boutique Gourmet, por exemplo, o feriado religioso aumenta em 30% os pedidos da casa, que prepara anualmente um menu especial para a festa. “Cada família tem seus costumes e acaba montando seu próprio cardápio”, conta Daniel Cohen, um dos sócios da loja.

    No entanto, as receitas tradicionais, como varenikes (massa recheada com batatas e cebolas) e patê de ovos costumam ser os mais procurados. Cohen faz questão de incluir receitas familiares no cardápio, “para levar para nosso tempero um pouco das tradições e do gostinho da vovó”, diz

    Cenouras para dar sorte
    Outros itens indispensáveis na festa são o caldo de galinha e o Gefilte fish, bolinho de peixe guarnecido com cenouras. “É uma das entradas mais procuradas para essa festividade”, explica Cohen. O prato também alude aos desejos para boa sorte no novo ano: “meren”, o termo iídiche para cenoura, também significa “multiplicar”. Os mais tradicionais também adicionam à mesa uma cabeça de peixe, já que se trata de celebrar a “cabeça” do ano.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here