Confira a trajetória política de Ricardo e Cássio nas eleições da Paraíba

    0

    Os dois candidatos ao governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima – Coligação A Vontade do Povo – e Ricardo Coutinho – Coligação A Força do Trabalho – participam na noite desta quinta-feira (23), do debate promovido pela Rede Paraíba de Comunicação (TV Cabo Branco e TV Paraíba). Este será o último debate dessas eleições para governador e terá início às 22 horas.

    Ricardo e Cássio são invictos, nunca perderam uma eleição e no domingo (26) um sairá vitorioso e outro será derrotado nas urnas. Estão aptos a votar 2,8 milhões de eleitores paraibanos. Na urna eletrônica o eleitor votará primeiro para governador e em seguida para presidente da República. Dilma Rousseff PT) e Aécio Neves (PSDB), estão tecnicamente empatados, segundo as pesquisas mais recentes.

    Ricardo Coutinho (PSB) já foi vereador de João Pessoa, deputado estadual, prefeito da capital por dois mandatos e é candidato à reeleição. No passado Ricardo era filiado ao PT. o atual governador é natural de João Pessoa. Ricardo foi vereador de João Pessoa em 1992 e reeleito em 1996, pelo PT.Em 1998, foi deputado estadual, reeleito em 2002. Em 2003, deixou o partido para se filiar ao PSB. Eleito prefeito de João Pessoa em 2004, foi reeleito em 2008.

    Cássio Cunha Lima (PSDB), nascido em Campina Grande, já integrou o PMDB. Foi eleito deputado federal em 1986. Foi prefeito de Campina Grande por dois mandatos, superintendente da Sudene, governador da Paraíba em um mandato e meio, pois no segundo mandato foi cassado. Em 2010 foi eleito senador da República, cargo que exerce atualmente. O mandato de senador é de 8 anos.

    Ricardo e Cássio são os dois políticos paraibanos mais votados para governador na história política da Paraíba. Em 2006 Cássio foi eleito governador com 1.003.102 votos. Ricardo Coutinho, em 2010, foi eleito governador com 1.079.164 votos, votação superior a que teve o governador eleito em 2006.

    No primeiro turno Cássio foi o mais votado com 28.380 votos de maioria. Nesse segundo turno as pesquisas de intenções de votos mais recentes apontam que o candidato Ricardo Coutinho se apresenta com certa vantagem em relação a Cássio. Na eleição de 2010 Ricardo foi mais votado que José Maranhão tanto no primeiro quanto no segundo turno.

    Nas estatísticas da Justiça Eleitoral os registros apontam que em 70% dos resultados das eleições para governador na Paraíba o candidato mais votado no primeiro turno também ganha no segundo turno, porém, há um caso em que o candidato menos votado no primeiro turno conseguiu reverter e ganhou a eleição no segundo turno. Esse resultado ocorreu em 1990 quando Ronaldo Cunha Lima perdeu no primeiro turno para Wilson Braga e no segundo turno foi eleito governador.

    No próximo domingo o eleitor decidirá quem governará a Paraíba de 2015 a 2018, se Ricardo, reeleito, ou Cássio eleito.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]