Confiança do consumidor paraibano cai pelo quinto mês consecutivo, diz Fecomércio

    0

    O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Região Metropolitana de João Pessoa caiu neste mês de maio, registrando uma retração de 2,64% em relação ao mês anterior. Esta é a quinta queda consecutiva de acordo com o levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP). O índice passou de 101,52 pontos em abril deste ano para 98,84 em maio.

    Na comparação anual, de maio deste ano com o mesmo mês de 2014, o ICC apresentou uma queda de 7,55% passando de 106,91 para 98,84 pontos. Este resultado mostra que os consumidores entraram na fase de pessimismo perante a atual situação econômica do país. Isto acontece quando o indicador de confiança fica abaixo dos 100 pontos. O ICC é um dos termômetros da economia por indicar a disposição das pessoas a consumirem ou não.

    A escala de pontuação que mede a confiança do consumidor varia de 0 a 200, na qual acima de 100 pontos indica otimismo e abaixo disso, pessimismo.

    “Podemos relacionar este desempenho negativo do nível de confiança do consumidor ao momento atual em que passa a economia brasileira, com juros altos, inflação acima da meta estabelecida, crescimento do desemprego e redução da renda líquida do trabalhador. É importante salientar que esta queda da confiança do consumidor é temporária, e que os ajustes realizados pelo governo na economia e os reajustes salariais de algumas categorias de trabalhadores previstas para o segundo semestre deste ano poderão elevar o nível de confiança do consumidor paraibano para os próximos meses”, apontou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here