Programa incentiva a participação popular nos projetos da Prefeitura de Conde

0

A Prefeitura Municipal de Conde, através da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), apresentou nesta sexta-feira (24), o programa “Mutirão na Vizinhança”. O programa é uma parceria com o TRAMA (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba) e tem como objetivo, o desenvolvimento de ações nos espaços públicos com participação efetiva de toda a comunidade. A primeira atividade do projeto foi realizada no último sábado, no Conjunto Ademário Régis, onde a população participou na elaboração de um projeto para construção de uma praça na comunidade.

De acordo com Flávio Tavares, Secretário de Planejamento do município, este primeiro momento foi de extrema importância para a comunidade. “O diferencial deste projeto, é justamente a participação popular, elas participam na construção, na execução do projeto e isso cria um sentimento de pertencimento maior à população, fazendo com que eles sintam a necessidade de manter um cuidado maior, quer seja numa praça ou demais espaços públicos”, disse.

Na ação realizada no Ademário Régis, a comunidade participou de uma palestra, onde puderam conhecer mais detalhes do projeto, como será executado e qual será a participação na população na execução da ação. “Depois da palestra, dividimos os participantes em grupos focais de trabalho, num momento que chamamos de Construção do Mapa dos Desejos, onde ouvimos a comunidade, o que eles queriam e a partir disso, tiramos as conclusões de cada um e construímos juntos a cartografia geral do que seria esta praça”, ressaltou Flávio.

O local onde será construída a praça é um espaço de 5 lotes que já havia sido desapropriado para esta construção, mas estava abandonado. Segundo Yuri Duarte, Coordenador de Habitação, “a área escolhida é marcada por uma grande movimentação de pedestres, a maioria crianças, por conta da proximidade a escola municipal da comunidade”.

Outro ponto destacado pelo Coordenador é a parceria com o Escritório Modelo Trama, dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPB. “O pessoal do Trama foram os facilitadores desta ação, extraindo de todos da comunidade, as informações necessárias para a construção do projeto. A partir de todas as informações colhidas, a coordenadora do Trama, Professora Amélia Panet, em conjunto com os moradores, construiu uma maquete e através dela todos puderam avaliar como o espaço ficará após a construção da praça”.

A Coordenadora do Trama, Professora Amélia Panet disse que o processo de transformação deve ser visto como “uma atividade coletiva e democrática. Quando vista deste modo, esta responsabilidade não fica restrita apenas aos técnicos e gestores, mas principalmente da comunidade. O mutirão realizado na Praça do Ademário Régis é apenas o início de um projeto que pretendemos estender para outras localidade do Conde, proporcionando a população locais que possam lhe oferecer uma melhor qualidade de vida”.

A SEPLAN ressalta que a construção desta praça não vai beneficiar apenas os moradores do Ademário Régis, mas os de comunidades próximas, como Dona Antônia e São Bento. A previsão é de que no dia 08 de abril, seja realizada a grande ação do “Mutirão da Vizinhança” na praça do conjunto.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here