Concerto de Natal reúne orquestras e coro sinfônico nesta quinta-feira

0

Músicos e coralistas vão se reunir para celebrar o período natalino nesta quinta-feira, 15 de dezembro, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O Concerto de Natal será apresentado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Coro Sinfônico da Paraíba, que vão executar músicas como Suíte Lago dos Cisnes, Suíte Quebra Nozes, Festival de Natal e Seleção de Natal, entre outras. A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. A entrada será um quilo de alimento não perecível, que será doado ao abrigo de Idosos Vila Vicentina, localizado no bairro da Torre, na Capital.

O Concerto de Natal terá regência do maestro Luiz Carlos Durier. O programa consta de oito músicas, começando com duas obras do compositor russo P. I. Tchaikovsky (1840-1893): “Suíte Lago dos Cisnes, Op. 20” e “Suíte Quebra Nozes, Op. 71a”. Composto em 1876, por encomenda do Teatro Bolshoi de Moscou, o balé O Lago dos Cisnes notabilizou-se pela beleza da sua música e foi inspirado numa antiga lenda alemã em que o mundo tridimensional se cruza com um mundo mágico e místico.  Já o balé Quebra Nozes é uma adaptação de um conto de E.T. Hoffmann feita por Alexandre Dumas e transformada em música por Tchaikovsky entre 1891 e 1892. Consta de 12 quadros com música alegre e brilhante.

Em seguida, serão executadas “Bells Across the Meadows – Sinos dos Prados”, de Albert Ketèlbey (1875 – 1959), compositor, maestro e pianista inglês, mais conhecido por suas obras curtas de música orquestral leve; “Tuscaloosa Tango”, do compositor americano Daniel Leo Simpson (1959), e “Valsa n° 2” (com orquestração de Rogério Vieira), do russo Dmitri Shostakovich (1906 – 1975), um dos mais célebres compositores do Século XX.

Após o intervalo, o clima natalino vai invadir o concerto, com “Festival de Natal”, do norte-americano Leroy Anderson (1908 – 1975), um dos mais notáveis compositores de música popular dos Estados Unidos, e “Seleção de Natal”, trabalho para grande orquestra e coro que reúne músicas conhecidas de todos em um pot-pourri, do maestro brasileiro Roberto Tibiriçá (1954), titular da cadeira de nº 5 da Academia Brasileira de Música. Encerrando a noite festiva, será executada “Allelluia”, de G. F. Haendel (1685 – 1759), compositor germânico, naturalizado britânico, considerado hoje um dos grandes mestres do barroco musical europeu.

Para Luiz Carlos Durier, as expectativas para este concerto são as melhores possíveis. “Isso por conta de estarmos preparando um repertório alegre, positivo para celebrar o Natal, com a participação especial do Coro Sinfônico junto às duas orquestras, a OSPB e a Jovem”, completou o maestro, ressaltando que a programação das orquestras contará com novidades no próximo ano. “Estamos planejando um ano de intensa atividade musical, onde a OSPB e a Jovem estarão presentes nos bairros, cumprindo uma função social e artística mais relevante”, revelou.

O regente

Natural de João Pessoa (PB), Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. As suas interpretações cativantes e criativas produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola, Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como professor da classe de regência. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está realizando o Curso de Especiação Em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e, recentemente, com Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer. No ano de 2012 recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência, artistas populares com a OSPB e OSJPB em grandes concertos populares, tais como: Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan, sempre com grande sucesso de público e crítica.

No dia 5 de agosto deste ano, Durier regeu as duas orquestras paraibanas no concerto com o cantor e compositor Zé Ramalho, comemorativo aos 431 anos da cidade de João Pessoa. A apresentação lotou o Teatro Pedra do Reino, do Centro de Convenções de João Pessoa.

 

Serviço:

Concerto de Natal

Orquestra Sinfônica, Orquestra Sinfônica Jovem e Coro Sinfônico da Paraíba

Regente: Luiz Carlos Durier

Dia: 15/12/16 (quinta-feira), 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

13 anexos

 

 

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here