Hospital realiza programação para o combate à Hanseníase até esta quarta

    0

    O Complexo Hospitalar Clementino Fraga (CHCF), unidade da rede estadual de saúde e referência no combate às doenças infectocontagiosas, realiza programação do Dia Mundial de Combate à Hanseníase. As atividades foram iniciadas nessa segunda-feira (25) e seguem até quarta-feira (27).

    A doença infecciosa crônica é causada pelo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, que tem início após uma incubação muito lenta, apresentando pequenas manchas despigmentadas onde a pele é insensível e não transpira. A hanseníase evolui para a forma tuberculosa (a mais comum), lepromatosa ou ainda intermediária; lepra.

    De acordo com o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença considerada endêmica em todo o país, com maior incidência em quatro estados: Goiás, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.

    Casos na Paraíba – No período de 2013 a 2015, o Complexo Hospitalar Clementino Fraga notificou 522 casos de hanseníase. No comparativo ano a ano, foi notado um leve aumento no número de casos da doença. Em 2015, foram notificados 187 casos de hanseníase. No ano de 2014 foram 173 casos e, em 2013, a hanseníase teve 162 notificações. O perfil dos casos apresenta um maior percentual para pacientes do sexo masculino com 52,9% dos registros.

    Dia Mundial de Combate à Hanseníase – O evento teve as atividades iniciadas na segunda-feira (25), com uma palestra voltada aos colaboradores do Complexo Hospitalar Clementino Fraga. Nesta terça-feira (26), a equipe de dermatologia ocupou as composições dos trens da CBTU, onde realizou a panfletagem de material educativo, junto aos usuários do transporte ferroviário, no percurso compreendido entre as cidades de Santa Rita e Cabedelo, passando por João Pessoa.

    A programação do Dia Mundial de Combate à Hanseníase termina nesta quarta-feira (27), com palestras, que terão início a partir das 8h da manhã, na sala de espera do ambulatório do Clementino Fraga, incluindo também serviços de orientação. As atividades envolvem estudantes dos cursos de Enfermagem da Capital.

    Ainda na quarta-feira (27), a partir das 14h, as equipes do Clementino Fraga farão uma panfletagem no Mercado Público do bairro de Jaguaribe, onde é realizada a tradicional feira livre.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here