Comitê de prevenção de acidentes com motociclista é criado no Trauma da Capital

    0

    O Comitê de Prevenção a Acidentes com Motociclista começou a ser posto em prática nesta terça-feira (14) no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. A iniciativa objetiva diminuir os números de vítimas envolvidas em acidentes com motociclistas, através da conscientização de pacientes, acompanhantes e visitantes. O Comitê é pioneiro no Brasil porque interage diretamente com a vítima sequelada para discutir a problematização do assunto.

    Atualmente, 55% dos leitos ocupados no Hospital de Trauma são por vítimas de acidentes de moto e esses casos exigem tratamentos complexos e caros. “O trabalho que iniciamos hoje na unidade hospitalar é para conscientizar o próprio sequelado. Não queremos que esses acidentados voltem para o Trauma como vítimas do trânsito. A nossa luta é pela vida”, afirmou o diretor técnico do Hospital de Trauma de João Pessoa, Edvan Benevides.

    A chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, integrante do comitê, disse que o trânsito constitui-se numa grande preocupação da contemporaneidade e destacou a importância da iniciativa. “Esse comitê pioneiro busca despertar a consciência da parcela mais atingida pelos acidentes, demonstrando a importância da prevenção e do uso dos equipamentos de segurança. A nossa meta é reduzir em 50% o número de acidentes,” explicou Abimadabe.

    No decorrer das atividades realizadas, equipes do BPTran dos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira percorreram as enfermarias da instituição visitando e conversando com os acidentados. De acordo com o comandante do BPTran, coronel Paulo Almeida, a finalidade do comitê é chamar a atenção dos condutores de motocicletas para o grande número de acidentes envolvendo motociclistas, observando que o uso devido do capacete é lei e pode ajudar a salvar a vida. Muitos motociclistas passam a viver em cadeira de rodas, e ocorrem inúmeros casos de óbito, o que preocupa a Polícia Militar de Trânsito.

    Iniciativa

    O Comitê de Prevenção de Acidentes com Motocicletas foi idealizado após uma discussão realizada no Hospital de Trauma, no último dia 25 de setembro, quando foi discutida a questão. Na ocasião, foi firmada uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Detran e BPTran.

    As atividades do comitê serão diárias e seus integrantes se reunirão mensalmente – sempre na primeira quinta-feira de cada mês – para avaliar os trabalhos desenvolvidos.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]