Comissão Estadual da Verdade pede prorrogação do prazo de entrega de relatório

    0

    Criada pelo Decreto do Gov. Ricardo Coutinho, n. 33.426, de 31/10/2012 e instalada em 11/03/2013 pelo Governo do Estado com a finalidade de apurar os crimes e abusos cometidos pelo ditadura militar  e seus agentes na Paraíba ou a paraibanos em outros estados, a Comissão Estadual da Verdade durante seus quase 2 anos de atividades desenvolveu inúmeras atividades como audiências públicas, oitivas, parcerias para ter acesso a documentos na Paraíba e em outros estados.

    Em março de 2014 a CEVPM-PB publicou o relatório parcial, e enviou contribuições ao Relatório da CNV (Comissão Nacional da Verdade). Diante de questões ainda não esclarecidas e suficientemente  detalhadas foi solicitado ao Governado a prorrogação dos trabalhosa da Comissão estadual por mais 9 meses.

    Como consta no próprio decreto de criação, as atividades da CEVPM-PB podem ser prorrogadas por igual período, ou seja, por mais dois anos, mas foi analisado que  9 meses seriam suficientes para sistematizar os dados e elucidar questões ainda obscuras. Em outras Comissões de outros Estados a prorrogação foi de mais 2 anos, caso de Pernambuco, por exemplo.

    A  historiadora e professora da UFPB, Lúcia Guerra, avalia como de fundamental importância para a conclusão dos trabalhos a extensão do prazo de atuação da CEVPM-PB.  “Embora a Comissão Nacional da Verdade já tenha concluído seus trabalhos e publicado o relatório final, muito ainda tem o que ser pesquisado e revisitado. As atividades das Comissões oficiais e os Comitês da sociedade civil continuam em vários estados brasileiros, pois apesar dos avanços no conhecimento dos fatos, ainda se faz necessário ampliar o acesso aos documentos e ouvir depoimentos”, avalia ela.

    O pedido de prorrogação já foi protocolado junto a Governadoria do Estado. O Governador, Ricardo Coutinho, encontra-se de férias e ainda não manifestou parecer quanto ao pedido da Comissão Estadual da Verdade.

    Com informações de Sandro Alves de França – Jornal A União

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here