Fiscalização da Comissão de Saúde encontra diversas irregularidades no Trauminha de Mangabeira

    6

    A Comissão da Saúde da Câmara Federal, juntamente com Ministério da Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho regional de Medicina, Federação Nacional de Enfermagem, Assembleia Legislativa da Paraíba e Câmara Municipal de João Pessoa, encontrou diversas irregularidades durante fiscalização no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcisio Burity – Ortotrauma.

    Foi constatado que não existe diretor clínico no hospital, e que o tomógrafo da instituição encontra-se quebrado. Também foi verificado um grande número de pacientes com mais de 20 dias de internação no hospital aguardando procedimentos cirúrgicos, onde um deles recebeu alta após 36 dias aguardando uma cirurgia na mão para não ser pego pela fiscalização que estava acontecendo no local.

    Durante a visita ao Ortotrauma foi vedada à Comissão de saúde o acesso ao setor cirúrgico. Contudo, os deputados Manoel Júnior e André Fufuca, que são médicos, conseguiram adentrar o local. Eles constataram que dos três blocos cirúrgicos existentes no Complexo Hospitalar, apenas um se encontra em pleno funcionamento.

    A visita ao complexo hospitalar foi guiada pela diretora geral do Ortotrauma, Drª Fabiana Fernandes de Araújo. Houve muita discussão durante a visita e os ânimos dos secretários Adalberto Fulgêncio, de Articulação Política, e Anderson Pires, secretário adjunto de Comunicação, se exaltaram e houve tentativas por partes dos dois de politizar a ação da Comissão. A secretária de Saúde da PMJP, Mônica Rocha, não se manifestou em nenhum momento das fiscalizações. Na medida em que as irregularidades eram encontradas, as alegações doa secretários da PMJP davam conta de que tais irregularidades existiam por falta de fiscalização do Governo Estadual.

    Fazem parte da Comissão de Saúde os deputados federais Manoel Júnior (PMDB-PB), André Fufuca (PEN-MA), Wilson filho (PTB-PB), Antônio Brito (PTB-BA) e Henrique Mandetta (DEM-MS).

    O deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), presidente da Comissão da Saúde da ALPB, os vereadores Raoni Mendes e Renato Martins, representando a CMJP, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Lacerda, também acompanharam as fiscalizações.

    As visitas fazem parte da programação da inspeção que a Comissão está realizando na cidade, atendendo a uma denúncia formulada pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), sobre as deficiências na rede de saúde pública municipal, após um relatório apresentado pelo vereador Renato Martins na CMJP. Desde às 6h30, os parlamentares iniciaram visitas às unidades de saúde e, às 14h, será realizada a audiência pública no auditório do Ministério Público Estadual.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here