Comércio varejista recua 0,7% na passagem de maio para junho

    0

    As vendas no comércio varejista caíram 0,7% na passagem de maio para junho deste ano. O desempenho do varejo voltou a recuar depois de uma alta de 0,3% em maio. Em abril e março, o setor havia tido quedas de 0,3% e 0,5% respectivamente. Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) foram divulgados hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    O volume de vendas em junho deste ano teve alta, no entanto, na comparação com junho de 2013 (0,8%), no acumulado do ano (4,2%) e no acumulado de 12 meses (4,9%). A receita nominal teve queda na comparação com maio deste ano (-0,2%) e altas na comparação com junho de 2013 (7,4%), no acumulado do ano (10,5%) e no acumulado de 12 meses (11,4%).

    Na comparação de junho com maio deste ano, sete dos oito setores do comércio varejista tiveram queda no volume de vendas, com destaque para livros, jornais, revistas e papelaria (-5,3%), equipamento e material para escritório, informática e comunicação (-4,2%) e combustíveis e lubrificantes (-2,3%). O único setor com crescimento foi o de supermercados, produtos alimentícios e bebidas (0,6%).

    Quando se analisa também os setores de veículos e autopeças e de material de construção (o chamado varejo ampliado), o segmento comercial teve queda de 3,6%. O desempenho negativo deve-se aos recuos de 12,9% dos veículos, motos, partes e peças e de 3,9% dos materiais de construção.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here