Começam matrículas dos alunos novatos na rede estadual

As matrículas para os alunos novatos na rede estadual de ensino começaram na sexta-feira (2) e continuam até o dia 30 de janeiro, podendo acontecer durante todo o ano letivo, caso o estudante venha transferido de outra instituição de ensino. Os alunos veteranos foram matriculados automaticamente durante o mês de dezembro de 2014. O Governo do Estado está oferecendo 100 mil novas vagas na rede estadual e garante vagas para todos os alunos.

No ato da matrícula os pais ou responsáveis preenchem um formulário e devem entregar a documentação necessária, que é a seguinte: duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou RG e o histórico escolar. O ano letivo de 2015 terá 202 dias letivos e começará no dia 9 de fevereiro para os cursos diurnos e noturnos. As Gerências Regionais de Educação (GRE) deverão organizar postos de informações sobre as vagas de cada escola e utilizar estratégias de divulgação, em conjunto com os diretores das escolas.

Antes do início do ano letivo acontecerá o planejamento, que em 2015 será realizado de 2 a 6 de fevereiro. Cada escola deverá elaborar seu planejamento e o dia da acolhida. Durante o período de planejamento os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Plano Político Pedagógico (PPP), documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. “Este é o momento de integrar os professores e mostrar os dados da escola para todos os docentes”, explicou a gerente de Acompanhamento da Gestão Escolar da SEE, Aline Montenegro.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) orienta aos gestores que garantam que os espaços estejam limpos e organizados, com exposição das produções de estudantes e professores em corredores e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado por eles.

Dia da Acolhida – Após planejar o ano, cada escola vai organizar a recepção dos estudantes no dia 9 de fevereiro. “Recomendamos para esse dia que cada escola convide a comunidade com o objetivo de acolher os estudantes e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo de 2015”, orientou Aline Montenegro.