Exaltados, deputados aprovam requerimento que encaminha TCM para RC

Na manhã desta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), foi aprovado o requerimento de encaminhamento ao governador Ricardo Coutinho (PSB) do Projeto de Emenda na Constituição (PEC) para a criação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A votação, segundo a oposição, foi “a toque de caixa” e gerou um princípio de tumulto na ALPB entre os deputados.

Quem mostrava indignação com a aprovação súbita da matéria foram os deputados de oposição Camila Toscano e Tovar Correia Lima, ambos do PSDB.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), disse que não ensinaria a bancada de oposição a se comportar nas votações e garantiu ter avisado que o requerimento seria colocado para apreciação dos colegas.

Favorável ao TCM, Galdino revelou que tão logo o governador Ricardo Coutinho (PSB) conclua os estudos sobre a criação do novo órgão, envie o projeto para o Poder Legislativo.

O deputado estadual Tovar, que há dias se posiciona ferrenhamente contra a instalação do TCM, alterou os ânimos na sessão, pois segundo o parlamentar o requerimento não estava no expediente de hoje para discussão da matéria. Mas, Galdino explicou que o requerimento estava incluso no expediente e na ordem do dia e a oposição não estava presente na hora da votação.

“O requerimento foi aprovado hoje e constava na ordem do dia e no expediente. Todos os requerimentos da ordem do dia e do expediente foram votados e aprovados e serão encaminhados ainda hoje para o governador Ricardo Coutinho”, disse Galdino.

Os dois deputados da oposição se reuniram após sessão e prometem que a bancada de oposição irá judicializar este requerimento.