CMJP quer “Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”

    0

    O parlamentar Fuba (PT) aceitou a sugestão da criação de uma Frente Parlamentar na CMJP para acompanhar as audiências de debate sobre o plebiscito realizadas na Paraíba. A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (19) uma sessão especial que discutiu a proposta de plebiscito para “Constituinte Já” e a Reforma Política. A discussão foi proposta pela bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), formada pelos vereadores Fuba, Bira e Benilton Lucena. Na Capital paraibana, o movimento reúne diversos partidos políticos, entidades, sindicatos e movimentos sociais e populares.

    A mesa de trabalho foi composta pelos vereadores Fuba, que presidiu a sessão e Eduardo Carneiro (SD), que secretariou a discussão; o representante do Comitê Estadual do Plebiscito Constituinte, Marcos Freitas; secretário de Formação Política do PT, Davi Soares; o representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Márcio Henrique; o presidente municipal do PC do B, Agamenon Travassos; a representante da Articulação Brasileira e Rede Mulher, Joana Darc e o representante do PSOL, Nélson Júnior.

    Também participaram da sessão o vereador Benilton Lucena (PT) e representantes dos movimentos políticos, sindicais, sociais, populares e da sociedade civil organizada como um todo. Na ocasião, houve a apresentação do “Grupo de Teatro do Oprimido” da cidade de Cabedelo que encenou uma peça teatral sobre o tema.

    O vereador Fuba destacou que o Brasil vive um momento ímpar, no qual a sociedade reivindica transformações. Ele lembrou que existem três mecanismos que permitem a participação popular nas decisões da país: o plebiscito, pelo qual o cidadão aprova ou não uma questão; o referendo, pelo qual o povo se manifesta sobre uma lei já estabelecida; e o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, através do qual o cidadão pode atuar publicamente na criação de normas. O parlamentar aceitou a sugestão da criação de uma Frente Parlamentar na CMJP para acompanhar as audiências de debate sobre o plebiscito realizadas na Paraíba.

    O povo e Reforma Política

    O parlamentar Eduardo Carneiro afirmou que o Brasil passa por um momento importante e de grande definição sobre o caminho que deve seguir. “É consensual que nosso sistema político está falido. E o povo precisa tomar as rédeas deste momento, para tanto, tem que saber sobre o que estará opinando. Então sugiro uma ampla divulgação sobre esse movimento e a elaboração de um cronograma de trabalho para garantir a sua continuidade”, sugeriu. Já o vereador Benilton Lucena falou que o povo está fazendo com que a classe política faça uma reflexão sobre seu papel na sociedade e está fazendo com que a classe busque se integrar ao movimento de transformação do processo político do país.

    O plebiscito e a Reforma Política

    No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais (EC) e PC’s da lei eleitoral, com fins de tentar melhorar o sistema eleitoral nacional, proporcionando, segundo seus defensores, maior correspondência entre a vontade do eleitor ao votar e o resultado final das urnas. Reforma Política é o aperfeiçoamento do sistema político do País. Atualmente, existe no Brasil um movimento que pretende realizar um plebiscito sobre a realização de uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana que vai reformular o sistema político brasileiro. De acordo com o movimento, a Constituinte pretende construir propostas a partir de dois eixos: o aperfeiçoamento da democracia representativa, com a reforma do sistema eleitoral; e o fortalecimento da democracia direta e participativa, com controle social.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here