Clementino Fraga realiza ação de saúde preventiva em Gurjão nesta quarta

    0

    O Complexo Hospitalar Clementino Fraga, unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, na manhã desta quarta-feira (4), mais uma ação de saúde de caráter preventivo e educativo. O evento, que faz parte do Programa Clementino Itinerante, acontece até o meio-dia, na sede do Rotary Club, no município de Gurjão, localizado no Cariri paraibano.

    De acordo com Vera Lúcia, da Gerência de Eventos do hospital, uma equipe de 15 profissionais de saúde realizará testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, glicemia, além de verificação de pressão arterial e aconselhamento. Ela ressaltou a importância da ação: “Para aqueles pacientes que não vêm até a gente, nós vamos até eles. Não importa o local, pode ser em praças, qualquer local, a gente leva a nossa equipe e realiza o nosso trabalho que é buscar casos novos dessas doenças”, disse.

    Ela ainda lembrou que em cada ação realizada é comum ser diagnosticados alguns casos dessas doenças. “Os pacientes que forem diagnosticados como positivos pela ação receberão aconselhamento e serão encaminhados para o Clementino Fraga, a fim de iniciar seu tratamento”, concluiu.

    O projeto – O Programa Clementino Itinerante foi elaborado pela equipe técnica do hospital em fevereiro de 2011. O projeto é executado por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, bioquímicos entre outras categorias.

    “O objetivo é levar às comunidades um trabalho de testagens para detectar HIV, hepatites, glicemia e problemas de pressão, e fazer aconselhamentos, palestras sobre hábitos saudáveis de alimentação. A ação é realizada em parceria com os municípios, associações e instituições privadas, ONGs, dentre outros órgãos e instituições”, explicou a diretora geral do Clementino Fraga, Adriana Teixeira.

    O hospital – O Clementino Fraga presta atendimento nas áreas de infectologia (DST/HIV/Aids), pneumologia sanitária, dermatologia sanitária, pediatria, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, neurocirurgia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, gastroenterologia, angiologia, hepatologia, odontologia, nefrologia, urologia, proctologia, otorrinolaringologia, clínica geral, ginecologia e homeopatia.

    Para atender a demanda, o hospital conta com uma estrutura física e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e outros profissionais. “A missão da unidade de saúde é prestar um serviço especializado, com qualidade e humanizado em benefício de todas as pessoas que são acometidas de doenças infectocontagiosas”, destacou Adriana.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here