Cinesesc apresenta programação de filmes e debates para esta semana

    0

    Uma semana dedicada à cinefilia. O Cinesesc abre hoje, em João Pessoa, a mostra ‘Lançamentos’. Até a próxima semana, sete filmes (alguns deles ainda não exibidos no circuito comercial paraibano) estão em cartaz no Sesc Centro. As exibições são desta semana são de hoje a sexta-feira, às 15h e 19h. A entrada é gratuita e, após as últimas sessões, haverá debate com os críticos de cinema Renato Félix, editor do Caderno 2 do jornal Correio da Paraíba e Audaci Júnior, repórter do Jornal da Paraíba.

    “A curadoria procurou ressaltar a diversidade de temas”, sublinha Audaci Junior, que participa do debate hoje sobre o filme Um Anjo em Minha Mesa (An Angel at My Table, Inglaterra, Espanha, 1990). “Filmes como A Fita Branca, por exemplo, remetem muito a um período próximo à gênese do nazismo, enquanto A Separação trata de questões contemporâneas no Oriente Médio.”

    A respeito do longa-metragem de hoje, Um Anjo em Minha Mesa, o crítico destaca um tema que está bem em voga devido à sua inclusão em produções televisivas nacionais recentes: o dos transtornos psicológicos. O drama da diretora Jane Campion narra a turbulenta trajetória da escritora neozelandesa Janet Frame (1924-2004), cuja morte está completando 10 anos.

    “Ela quase foi limada do mercado editorial neozelandês porque foi diagnosticada erroneamente como esquizofrênica”, lembra Audaci. “Quase sofreu uma lobotomia e o sucesso do seu primeiro livro foi a redenção.”

    Frame é interpretadas pelas atrizes Kerry Fox (Cova Rasa), Alexia Keogh e Karen Fergusson. A produção ganhou sete prêmios no Festival de Veneza (na Itália) em 1990. “Apesar de ter sido feito originalmente para a televisão, é uma das grandes produções antes de O Piano (1993), obra máxima da diretora”, diz o crítico, referindo-se ao ganhador de três estatuetas do Oscar.

    Audaci cita mais dois diretores relevantes cuja filmografia será exibida durante a mostra ‘Lançamentos’: os irmãos Dardenne, cultuados por A Criança (2005), ganhador da Palma de Ouro em Cannes, e O Garoto de Bicicleta (2011), indicado ao Globo de Ouro.

    Na sexta-feira, a mostra dá uma pausa e retorna na próxima semana, na segunda e terça-feira.

    Confira a programação completa

    Hoje – 15h e 19h*
    Filme: Um Anjo em Minha Mesa
    Diretor: Jane Campion
    Quarta – 15h e 19h*
    Filme: Holy Motors
    Diretor: Leos Carax
    Quinta – 15h e 19h*
    Filme: O Banheiro do Papa
    Diretor: Cesar Charlone e Enrique Fernandez
    Sexta – 15h e 19h*
    Filme: O Sucesso a Qualquer Preço
    Diretor: James Foley
    Dia 10/11 (segunda) – 15h e 19h*
    Filme: A Criança
    Diretor: Jean Pierre e Luc Dardenne
    Duração: 95 min
    Dia 11/11 (terça) – 15h e 19h*
    Filme: A Fita Branca
    Diretor: Michael Haneke
    Dia 12/11 (quarta) – 15h e 19h*
    Filme: A Separação
    Diretor: Asghar Farhadi
    * Roda de conversa após a última sessão com os críticos de cinema Audaci Júnior e Renato Félix.

    Jornal da Paraíba

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here