Cientistas descobrem local onde cérebro guarda memórias do dia-a-dia

    0

    Cientistas da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, conseguiram mapear o local onde o cérebro guarda as memórias das situações que vivemos. As memórias são organizadas no hipocampo, que organiza com diversos padrões os acontecimentos pela data e local onde ocorreram.

    “Nós descobrimos que o hipocampo guarda ao menos um mês de memórias e imagens vistas a até 30 quilômetros de distância. Foi a primeira vez que estudou-se a memória na escala da nossa vida prática”, afirmou Per Sederberg, um dos autores do estudo, à equipe da publicação científica PNAS, onde a pesquisa foi divulgada nesta semana.

    O estudo foi feito com nove mulheres, de 19 a 26 anos, que vestiram um smartphone pendurado no pescoço durante um mês. O telefone estava equipado com um aplicativo, desenvolvido pelos cientistas, que consistia em tirar fotos aleatórias durante o dia das participantes. Foram tiradas cerca de 5,4 mil fotos por participante.

    Posteriormente, as mulheres observaram cerca de 120 fotos enquanto era feita uma ressonância magnética para observar o local do cérebro que era ativado com aquela memória. Descobriu-se que uma parte específica do hipocampo é responsável por armazenar a informação de acordo com a localidade e a data em que o evento aconteceu. Quanto mais antigo era o acontecimento, mais longe ele estava localizado no hipocampo.

    Lembrar uma experiência “aciona” diversas partes do cérebro, mas memórias de tipos diferentes são armazenadas com padrões específicos dentro do hipocampo. Os cientistas queriam investigar apenas as memórias de localização de local e data.

    Trabalhos similares já haviam sido realizados para entender como funciona a memória dos humanos, mas geralmente as pesquisas testavam palavras ou outras informações que haviam sido mostradas em um curto período de tempo. Este estudo é considerado importante por expandir a pesquisa para memórias visuais da vida real.

    Do Uol

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here