Cida se reúne com médicos, ouve críticas da atual gestão e garante reestruturar saúde

0

A candidata a prefeita de João Pessoa pela coligação Trabalho de Verdade, Cida Ramos (PSB), externou sua preocupação com o atual quadro da saúde pública municipal. Em reunião com representantes da classe médica na noite desta quarta-feira (21), ela narrou o drama vivido por milhares de pessoas que esperam por tratamento nas comunidades, ouviu queixas da categoria à ineficiência da gestão do atual prefeito e se comprometeu em reestruturar o setor a partir de janeiro de 2017.

“Desde maio tenho percorrido os 64 bairros e as cerca de 160 comunidades existentes em nossa cidade. E em todos os lugares a situação da saúde é a mesma; estou preocupada e alarmada com tudo que vi e ouvi. Nos PSFs, a situação atual é dramática. Na gestão do PSB, foi o período de maior expansão que a atenção básica de saúde teve, mas infelizmente a atual gestão abandonou todas essas conquistas”, pontuou a candidata socialista.

Cida disse ainda que assume o compromisso da saúde ser prioridade na sua gestão. “Terei um diálogo permanente com os profissionais, estarei disponível e tenho certeza que juntos avançaremos e vamos oferecer saúde de qualidade a esta cidade. Vamos discutir proposituras, ouvi as reivindicações, e dentro dos limites, tem sim como valorizar a categoria. E chamo vocês para me ajudar na valorização da saúde”, refoçou.

Presente à reunião, o presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed), Tarcísio Campos, denunciou que no Trauminha de Mangabeira até roupas contaminadas com fezes são postas para os médicos usarem. Segundo ele, a categoria vive um difícil momento no município, desde a atenção básica. “Os hospitais Ortotrauma de Mangabeira (Trauminha) e Santa Isabel, além do Instituto Cândida Vargas, passam por sérios problemas. Falta planejamento entre as unidades gestoras, prova disso é que em menos de quatro anos a saúde já trocou de secretário cinco vezes”.

Tarcísio disse ainda que médicos enfrentam sérios problemas na gestão do atual prefeito, que vão além de roupas contaminadas com fezes e moscas nos centros cirúrgicos. “Estamos há 170 dias sem realizar cateterismos ou angioplastias. Falta medicação e o setor de ressonância magnética do Santa Isabel está fechado há dois anos. A UPA Oceania, em Manaíra, está há três meses sem segurança nenhuma, deixando os profissionais que trabalham lá em completa vulnerabilidade. Tudo isso sob a completa omissão do prefeito Luciano Cartaxo com a situação”, denunciou Tarcísio Campos.

Relembre algumas das ações da a gestão do PSB, entre 2005 e 2012, na área da saúde:

– Construção do Hospital Ortotrauma de Mangabeira (Trauminha)

– Construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, em Manaíra

– Construção de 33 Unidades de Saúde da Família (USFs)

– Reforma de 60 Unidades de Saúde da Família (USFs)

– Implantação dos centros de Especialidades Odontológicas da Torre, Centro (18 Andares) Mangabeira, Jaguaribe e Cristo

– Reforma e ampliação da Maternidade Cândida Vargas

– Reforma e ampliação do Hospital Santa Isabel

– Reforma e ampliação do Hospital do Valentina

Confira algumas propostas de Cida para reestruturar a saúde de João Pessoa:

– Implantar o Hospital Municipal da Mulher

– Reestruturar a Central de Regulação Municipal

– Implantar novas equipes de saúde da família

– Implantar Central de Partos Municipal

– Implantar o serviço móvel para diagnóstico especializado por imagem

– Implantar o Serviço Municipal de Reabilitação para pessoas com deficiência ou que tenham limitações motoras temporárias

– Implantar duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h

– Implantar serviços de urgência odontológica 24h nos bairros Cristo e Mangabeira

– Ampliar o horário de atendimento das USFs até às 21h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, com a contratação de novas equipes de saúde da família

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here