Cida Ramos destaca crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano da Paraíba

0

De acordo com os dados do IPEA, PNUD e Fundação João Pinheiro, a Paraíba subiu um degrau, entre 2011 e 2014, no ranking do Radar do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), ficando na 22° posição, dentre os 27 unidades federativas do Brasil.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, destacou a importância do crescimento do IDHM da Paraíba. “Essa evolução do índice é importante porque denota que crescemos economicamente e, principalmente, nas dimensões sociais, culturais e políticas que influenciam diretamente na qualidade de vida dos paraibanos”, afirmou.
Cida Ramos disse ainda que a Paraíba tem se destacado em diversos indicadores. “ O Estado tem investido muito na construção de escolas, políticas de proteção social na área de segurança alimentar como o cartão alimentação e o abono natalino, o Empreender PB, o Prima,além de investimentos ao pequeno produtor rural, politicas de saúde, políticas para as mulheres. Tiramos os municipios do isolamento que viviam há anos, através da construção de estradas. Eu vejo com satisfação o nosso IDHM, sendo assim, um estímulo para que façamos ainda mais investimentos”, completou.
No Brasil, os três estados que tiveram os melhores índices foram Distrito Federal (0,839), São Paulo (0,829) e Santa Catarina (0,817). A Paraíba, com IDHM de 0,0701 ficou à frente dos estados de Sergipe (0,681), Maranhão (0,678), Piauí (0,678), Pará (0,664) e Alagoas (0,667).
O IDHM considera as três dimensões do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Global: longevidade, educação e renda, mas vai além: adequa a metodologia mundial ao contexto brasileiro e à disponibilidade de indicadores nacionais. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor é o resultado.
A secretária concluiu afirmando que o governador Riicardo Coutinho tem visão estratégica e que governa para todos os municípios e para todas as pessoas,priorizando sempre os que mais precisam. “Ele articula desenvolvimento econômico, social e participação popular. O mais importante é que esse é um governo que não se acomoda. Cada dia é o primeiro dia. Temos a clareza que se muito vale o já feito, mais vale o que virá. Avante sempre!”, concluiu.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here