Cida diz que João Pessoa vive o “vazio” na gestão da educação básica

0

O analfabetismo é um dos principais entraves para que a cidade aumente o volume de pessoas habilitadas a conduzir veículos, por isso é necessário que a gestão municipal volte a investir em educação básica para adultos, defendeu a pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, Cida Ramos, em reunião com representantes dos sindicatos das autoescolas, despachantes de veículos e fabricantes de placas.

“Somente em João Pessoa temos 48 mil pessoas que não sabem ler nem escrever. Eu, como professora, não posso concordar com isso, ainda mais quando temos uma prefeitura que não construiu uma escola sequer nos seus quatro anos de gestão. Isso é gravíssimo, pois mostra o vazio que se encontra João Pessoa. Muitas vezes a pessoa tem capacidade de dirigir, entende de veículo, direção e trânsito, mas como não sabe ler nem escrever não consegue tirar sua habilitação. É preciso criar parcerias entre município, Estado e empresários, criar políticas públicas que resolvam a questão. Infelizmente a atual prefeitura se fechou ao diálogo e por isso não consegue resolver tais problemas”, disse.

A chefe da divisão de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Abimadabe Vieira, disse que tirar as pessoas do analfabetismo é essencial para dar maior dignidade aos que mais precisam. “Hoje nos deparamos com muitas pessoas analfabetas e semianalfabetas em João Pessoa. Muitas precisam da habilitação para conseguir sua independência. Pais de famílias que querem trabalhar, mas não podem porque não conseguem ter sua habilitação. Há muita gente trabalhando na construção civil, por exemplo, que precisa saber ler e escrever para tirar sua habilitação para moto. É preciso ter sensibilidade e incentivar a educação básica para essas pessoas”, disse.

O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores da Paraíba, Claudionor Fernandes, defendeu maior investimentos da gestão municipal no desenvolvimento do setor. “A prefeitura precisa chegar mais junto às autoescolas, construir equipamentos e políticas importantes para o setor, porque auxiliamos na formação dos condutores da cidade. O poder municipal precisa incentivar a educação, acabar com o analfabetismo que impede muitas pessoas de retirar sua CNH”, disse.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here