“Chuvas ocasionais não resolverão o problema da segurança hídrica”, diz RC

    0

    Chuvas não são solução para o problema da seca. Essa é uma das reflexões do governador Ricardo Coutinho sobre a segurança hídrica na Paraíba. No programa Fala Governador desta segunda-feira (09), reafirmou medidas que amenizariam a curto e médio prazo os efeitos da seca, que foram apresentadas recentemente ao ministro da Integração, Gilberto Occhi.

    “Não serão chuvas ocasionais que resolverão o problema da segurança hídrica. Às vezes chove muito num canto, mas aquela chuva não pegou nas cabeceiras de um açude, de uma barragem. Portanto, uma chuva não acumula água. Tem que se chover bastante para poder encharcar o chão que está muito seco e a partir disso, essa água fica na superfície e ser estocada dentro de um açude. Quando ela chove depois da barragem, é água perdida. E eu fui dizer exatamente esse recado ao ministério da Integração”, disse.

    Ele ainda destacou quais medidas necessárias a serem aplicadas no Estado no combate à seca. “Levei os pleitos ao ministro Gilberto Occhi, como o retorno dos carros-pipas, para que a gente possa mais barato fazer aquilo que o Exército já executa e fazer convênio com as prefeituras. Mas se o Governo Federal não quiser fazer via Estado, não tem problema. O que nós queremos é carro-pipa e perfurar poços. Deve-se realizar um  grande esforço para instalação de poços pelas comunidades rurais e até urbanas, que o nosso problema hoje também acontece nessas regiões”, declarou o governador.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here