Chuvas irregulares não recuperam volumes em muitos açudes da Paraíba

    0

    As chuvas irregulares ocorridas este ano na Paraíba e no Nordeste, de fato confirmaram as previsões climáticas anunciadas em dezembro de 2013 pelos meteorologistas da região. As poucas chuvas e de menor intensidade não foram suficientes para que a maior parte dos principais açudes da Paraíba recuperasse suas reservas hídricas. O resultado é que em pleno mês de agosto os 122 reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas na Paraíba (Aesa), acumulam hoje menos de 1,1 bilhão de metros cúbicos d’água, volume equivalente a cerca de 30% da capacidade total que é de  pouco mais de 3,7 bilhões.

    A situação hoje em nossos 122 açudes e barragens com monitoração da Aesa é a seguinte: 4 reservatórios sangrando; 63 com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total; 33 reservatórios em observação (menor que 20% do seu volume total); 23 reservatórios em situação crítica (menor que 5% do seu volume total)

    De acordo com a meteoroligista da Aesa, Marle Bandeira, as regiões da Paraíba onde as chuvas foram mais irregulares são o Cariri e o Curimataú. Já no Litoral, Agreste e Brejo, de modo geral as chuvas ocorreram dentro da média. Porém, houve pouca chuva acima da média nessas regiões. Marle avalia que as chuvas irregulares conseguiram beneficiar a agricultura, porém, a reposição de água nos açudes não ocorreu em boa parte do estado. A situação preocupa porque os anos de 2012 e 2013 foram de forte estiagem. A torcida é para que em 2015 o período chuvoso seja na média ou acima da média histórica. Em dezembro próximo os meteorologistas anunciarão, em reunião, a previsão climática para o ano que vem. No Litoral, Agreste e Brejo o inverno acontece entre abril e julho. No Sertão, Cariri e Curimataú a estação chuvosa ocorre entre fevereiro e maio.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]