Chuvas: Defesa Civil e Semam de João Pessoa recebem denúncias de árvores caídas

    0

    Com previsão de mais chuva e vento forte para as próximas horas, a equipe da Defesa Civil de João Pessoa está atenta à possibilidade de queda de árvores e quebra de grandes galhos. Caso seja percebida qualquer situação desse tipo, a população deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil pelos telefones 0800 285 9020 e 3218-6146. Nessas situações, os moradores também podem ligar para a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) nos números 3218-9208 e 0800 281 9208.

    “É importante que a população fique atenta e nos auxilie, já que a nossa cidade é bastante arborizada. Dessa forma podemos evitar graves ocorrências durante esse período de chuva”, solicita o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela.

    Para saber se uma árvore oferece risco, é necessário prestar atenção a alguns fatores. Galhos secos, pendurados, muito finos ou de ponteira estalam quando estão na iminência de quebrar. “Quem anda muito nas ruas do Centro da cidade deve prestar atenção a esses sinais, pois muitas das árvores da região são antigas, portanto mais sujeitas a apresentar problemas”, orienta o chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, Anderson Fontes.

    Benefícios – As árvores urbanas contribuem para a boa qualidade de vida dos moradores, reduzindo a poluição do ar, interceptando água de chuva, oferecendo sombreamento e estabilizando a temperatura, além de proporcionar a redução de ruído e atuar na manutenção da umidade relativa do ar.

    Monitoramento diário – Os fatores presentes nos espaços urbanos, como poluição e cupins, são os principais responsáveis por problemas em árvores. A Semam realiza o monitoramento diário das mais de 300 mil árvores existentes atualmente em logradouros públicos de João Pessoa. Já as espécies dentro de propriedades privadas são de responsabilidade do proprietário do imóvel, que pode solicitar uma visita técnica da Prefeitura.

    Após a visita, é emitido um parecer sobre se a árvore necessita apenas de poda, tratamento ou ser derrubada. A Semam possui um cadastro de profissionais que realizam esse tipo de serviço e pode disponibilizar os contatos. Para solicitar uma visita é necessário comparecer a Semam, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, portando cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here