CG recebe no feriado a primeira edição do Festival Cultural Zabé da Loca

0

Em homenagem a Zabé da Loca, conhecida pifeira paraibana que faleceu este ano, o Núcleo de Investigações e Intervenções em Tecnologias Sociais, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, promove o 1° Festival Cultural Zabé da Loca, que acontecerá entre os dias 10 e 13 de outubro durante todo o dia na UEPB, em bodocongó.

O Festival é parte integrante do 3° Seminário Internacional Desfazendo Gênero, que acontecerá em Campina Grande, PB, na UEPB e contará com atrações culturais, tendas de vivências, exposições fotográficas, intervenções artísticas e performances. São letras, ritmos, melodias e experiências de vida que constroem resistência e (re)atualizam a expressão popular e regional. O evento contará com expressões indígenas, mulheres cantadoras de toré, coco, ciranda, forró, brega e funk.

Dentre as atrações, teremos o trio pé de serra das moças do Pajeú, as Severinas, o funk de protesto da travesti negra MC Xuxú, as belezas encantadas do Reisado de Zabelê, as “roedeiras” dos cabarés, a batida do Coco de Cabruêra e Tirinete de Coco e o brega de Varal de Cabaré e Ceminha Seresteira. A expectativa de público é de 800 pessoas que virão de todo o país para participar do evento.

Durante o evento serão oferecidas oito Tendas de Vivências que valorizarão as expressões locais, para discutir as expressões quilombolas, ameríndias, rezadeiras, dentre outros temas que circundam são pertinentes para a cultura. Nos intervalos, os participantes poderão assistir às intervenções artísticas no pátio da CIA, com artistas renomados como Admilson Maia(PB), Ana Reis Nascimento (GO), Kátias Coletiva (MA), dentre outros artistas de todo o Brasil.

As atividades que ocorrerão pela tarde, a partir das 13h,  na Central Integrada de Aulas (CIA) da UEPB serão gratuitas. Para os interessados em participar do Festival Cultural noturno, que acontecerá a partir das 21h, o ingresso custará 5 reais.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here