Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso comemora sete anos

    0

    Os moradores de João Pessoa têm muito o que comemorar nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial do Idoso. Há sete anos, a população conta com o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), que oferece atendimentos ambulatoriais nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia, entre outras. As atividades em comemoração ao aniversário do centro acontecem nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), dentro da programação da Semana do Idoso. Na quarta-feira, as atividades têm início às 14h, com apresentação de coral e recital de poesia. Já na quinta-feira, a partir das 9h, haverá oficinas, apresentação teatral, palestra sobre autoestima e serviços de saúde bucal.

    Mais de três mil idosos são atendidos mensalmente pela unidade, que está localizada na Praça Caldas Brandão, anexa ao Hospital Santa Isabel. Para ter acesso aos serviços, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, para que seja encaminhado. O Caisi oferece ainda assistência farmacêutica, assistência odontológica, fonoaudiologia, apoio psicoterápico, central de marcação para consultas e exames, academia, reabilitação física, serviço de nutrição, serviço social, serviço de acolhimento aos idosos e serviço de recepção. 

    Para a diretora do Caisi, Maria José Carneiro, a humanização no cuidado ao idoso é o diferencial no atendimento. “O Caisi é constituído por uma equipe de 70 profissionais, que tem procurado trabalhar com excelência a cada dia, dentro de uma perspectiva humanizada”, afirmou a diretora. Os idosos atendidos pelo Centro também contam com espaços de convivência, grupo de postura, coral de idosos, atividades físicas e grupo de memória.

    “Eu sou atendida desde que o Centro começou a funcionar. Cheguei lá com depressão, mas com o carinho e atenção dos profissionais, hoje eu estou muito bem. O Caisi melhorou muito a minha vida, só tenho a agradecer”, comentou entusiasmada Antônia de Pereira, de 74 anos, que participa dos grupos de convivência e memória do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso.

    Saúde do Idoso – Além do Caisi, a Rede Municipal de Saúde atende aos idosos através das 181 equipes de Saúde da Família (ESF), quatro Unidades Básica de Saúde (UBS), três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cepics), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Eles também recebem atendimento de órtese e prótese, realizado pelo Cais Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.
     
    Também são oferecidas atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e grupos de convivência por meio das Equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.
     
    Idosos – De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente em João Pessoa a população de idosos já chega a 83.118 habitantes. O Estatuto do Idoso destaca que uma pessoa é considerada idosa, e passa a ter acesso aos direitos assegurados, a partir dos 60 anos. No início do século passado, a expectativa de vida da população era de 33 anos. Nos dias atuais, essa expectativa saltou para 74,9 anos, aqui na Paraíba.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]