Centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues é comemorado nesta terça

    0

    Ele ficou conhecido como o criador da música de ‘dor de cotovelo’. Nesta terça- feira é lembrado o centenário de nascimento do cantor e compositor Lupicínio Rodrigues. Lupi – como era chamado – soltava a voz, mas acabou sendo mais reconhecido pelas vozes de outros intérpretes. Tanto que foi lançado recentemente pela Universal Music o disco Lupicínio Rodrigues -100 Anos, coletânea organizada pela pesquisadora Maysa Chebabi que reúne canções do gaúcho na voz de Caetano Veloso, Elis Regina (1945-1982), Gal Costa, Cauby Peixoto e Maria Bethânia, dentre outros artistas. Também presente no CD, a cantora Elza Soares realizou recentemente uma série de shows dedicados ao repertório de Lupicínio.

    Autor de clássicos da fossa como ‘Vingança’, ‘Nervos de aço’ e ‘Felicidade’, em virtude do centenário foi criado um hotsite batizado de Lupicínio Rodrigues – O Amor Deve Ser Sagrado (www.ebc.com.br/lupicinio). Na página, o internauta poderá acessar o acervo fonográfico do artista, com interpretações de músicas e depoimentos sobre o homenageado direto do baú do acervo da TV Brasil e da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

    Na próxima sexta-feira, às 22h, a TV Brasil exibe o especial MPB Canta Lupicínio Rodrigues: O Amor Deve Ser Sagrado. O programa reúne um time comandado pelo cantor Zé Renato junto com João Bosco, Ney Matogrosso, Dori Caymmi, Leo Gandelman, João Cavalcanti, Iara Ferreira e Júlia Vargas para reinterpretar os clássicos da ‘dor de cotovelo’.

    Colaboração Jornal da Paraíba

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]