Cássio admite parceria com a iniciativa privada para gerir sistema de esgotos da Cagepa

Mesmo criticando duramente o sistema de pactuação da gestão vigente no Hospital de Trauma de João Pessoa, o senador e candidato ao Governo do Estado Cássio Cunha Lima (PSDB) pretende implantar um modelo de gestão similar na Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa).

Para o ex-governador tucano, “é preciso separar duas etapas da Companhia”, pois “no que diz respeito à água, se trata de uma ação estratégica de segurança nacional e estadual e tem que ficar exclusivamente sob o controle do Estado, não podendo haver nenhum tipo de parceria com o setor privado”.

Cássio, porém, declara que “é possível fazer parceria com o setor privado para as obras de coleta de esgoto com vistas a investimento na expansão de rede e tratamento de esgoto com o objetivo de melhor atender a população”. As declarações do tucano foram dadas durante o debate da TV Correio, na última sexta-feira (26).

Ainda sobre o tema, Cássio garante que vai preparar os municípios para receberem as águas da Transposição do Rio São Francisco. Para isso, vai priorizar as estações de tratamento e as redes coletoras de esgotos das cidades ribeirinhas dos Rios Paraíba, Piranhas e Piancó.

Ação, segundo Cássio, que foi deixada de lado pelo atual governo, uma vez que o abastecimento da Paraíba pelas águas do Rio São Francisco está condicionado à conclusão dos sistemas de esgotamento sanitário dos municípios relacionados às obras.

Ele lembrou ainda que durante seu governo que foi implantada a Tarifa Social para esgoto, visando beneficiar a população de baixa renda. Conforme o tucano, a proposta surgiu com o objetivo estimular a redução de tarifa para quem economiza água e cobrar tarifa mais alta para quem a desperdiça.

Cássio lembrou ainda que, ao longo da sua trajetória como gestor, sempre investiu em rede coletora de esgoto e em estação de tratamento. Ele disse que, como prefeito de Campina Grande, conseguiu colocar a cidade entre as mais saneadas do Nordeste, inclusive, superando muitas capitais.

O candidato tucano exemplificou ainda a ação do programa Boa Nova, implantado em seu governo, que conseguiu expandir os serviços de saneamento básico com a construção de rede coletora de esgoto em vários municípios do Estado, começando por João Pessoa.

Em Campina Grande, além da expansão de rede, Cássio destacou que foi iniciada a maior estação de tratamento de esgoto com a possibilidade do reuso de água de toda a região Nordeste.