Cássio pretende acabar com lista tríplice para nomeação do novo Procurador

Durante entrevista ao Programa Tambaú Debate, da TV Tambaú, em João Pessoa, na tarde desta quinta-feira, 11, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato a governador pela Coligação A Vontade do Povo, anunciou em primeira mão uma novidade que pretende tornar realidade eu seu governo, caso seja eleito nas eleições deste ano: o fim da lista tríplice para a escolha do procurador geral de Justiça.

“Vamos promover a excelência do processo democrático e nomear o primeiro colocado nas eleições promovidas pelos integrantes do Ministério Público”, anunciou Cássio.

De acordo com o que estabelece até o momento a Constituição Estadual, é prerrogativa do governador de Estado escolher para assumir o cargo de Procurador Geral de Justiça um dos nomes constantes numa lista tríplice encaminhada pelo Ministério Público Estadual, após uma consulta interna em forma de eleição.

Na prática, a prevalecer a proposta de Cássio, a partir da próxima eleição para escolha do chefe da PGE, conquistará o posto aquele que receber o beneplácito da maioria dos votos da categoria. Ao mesmo tempo, segundo reconhece o próprio Cássio, como governador, ele abrirá mão de um direito constitucional de livre escolha entre três nomes pelo respeito que tem à soberana decisão de uma classe.