Cartaxo reabre bloco cirúrgico do Trauminha e esperança é queda de 60% na fila do osso

0

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, reabriu, na manhã desta quarta-feira (11), o bloco cirúrgico Humberto Nóbrega, no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma). A unidade passou por reformas e uma readequação que vai ampliar em 60% a capacidade de realização de cirurgias. O prefeito destacou os investimentos e reafirmou o compromisso da gestão com a saúde na Capital.

“A cada dia temos feito mais investimentos na saúde com recursos próprios. Minha obrigação enquanto gestor é investir 15% do orçamento na área e nós já vamos em 23% em função da demanda cada vez maior devido ao aumento do número de pacientes vindos de outras cidades do Estado, que nós temos a obrigação de atender e salvar essas vidas. A saúde é um desafio permanente, mas estamos avançando em função de um trabalho realizado por toda a equipe de profissionais da saúde e é dessa forma que vamos continuar a trabalhar para melhorar ainda mais”, declarou.

Com a reabertura do bloco cirúrgico Humberto Nóbrega, o Ortotrauma passa a contar com oito salas de cirurgia à disposição da população que precisar dos atendimentos de urgência e emergência e, também, de cirurgias eletivas. O bloco, com três salas cirúrgicas, estava passando por adequações técnicas.

“Estamos aumentando em 60% a capacidade de realização de cirurgia no Ortotrauma. Já fizemos uma avaliação e, desde 2013 quando assumimos a Prefeitura até o dia de hoje, nós chegamos a um crescimento de 55% no número de cirurgias realizadas no hospital. E agora teremos este incremento que irá trazer mais tranquilidade e conforto à população que procurar nossos serviços”, disse Luciano Cartaxo. No ano de 2013, foram feitos 3.454 procedimentos cirúrgicos e, no ano passado, a unidade realizou 5.362 cirurgias.

De acordo com a diretora-geral, Fabiana Araújo, o Complexo Hospitalar de Mangabeira tem conseguido aumentar a capacidade de realização de cirurgias devido a um melhor planejamento e readequação das equipes. “Ao longo desses quatro anos conseguimos aumentar cerca de 2 mil cirurgias ao ano, com um processo de readequação e otimização das equipes, então esse novo bloco vai dar uma perspectiva de podermos potencializar as cirurgias eletivas. Temos uma média mensal de 10 mil atendimentos e agora vamos aumentar as cirurgias de pacientes que estão aguardando em casa”, declarou.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira é referência em cirurgia de urgência das áreas abaixo do joelho e do cotovelo, a partir de pactuação firmada com o Ministério da Saúde. A unidade hospitalar possui ligação com o Samu 24 horas por dia, realizando atendimentos.

A solenidade que marcou a reabertura do bloco cirúrgico contou com a presença de Glauce Burity, viúva do ex-governador da Paraíba, Tarcísio Burity, homenageado no nome do Complexo de Saúde.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here