Cartaxo garante entrega das obras da Lagoa e Hotel Globo em 2016

    0

    O prefeito da capital Luciano Cartaxo (PSD), em entrevista a rádio Arapuan FM, fez uma análise de sua gestão neste ano e destacou as datas em que serão entregues as principais obras da cidade, como o Parque Solon de Lucena, o Hotel Globo e algumas praças revitalizadas.

    “Primeiro nós estamos trabalhando para transformar o centro histórico em um polo econômico, cultural e turístico muito forte. Nós estamos falando da terceira cidade mais antiga desse país, então quando nós assumimos a Prefeitura de João Pessoa, nós tivemos essa leitura de que era importante fazer um investimento e fazer a revitalização do centro histórico. E aí nós começamos com um projeto integrado para o centro da Capital, primeiro a Praça da Independência, que hoje é uma realidade completamente diferente, é um espaço de lazer, de convivência, as famílias estão fazendo piquenique, vivendo a cidade. Estamos convidando a população de João Pessoa a desfrutar desses espaços públicos”, explicou.

    E diz que as obras de revitalização do Centro Histórico perpassa pela Lagoa. “Caminhando um pouco por ali, vamos chegar a Lagoa, que nós vamos entregar no primeiro semestre de 2016 e que vai ser uma grande área de convivência, de esporte, lazer e cultura que vai potencializar muito nosso Centro Histórico. A praça João Pessoa e a Praça dos Três Poderes a mesma coisa. Nós fizemos também  revitalização da Casa da Pólvora, outro ponto turístico importante, um pouco mais embaixo, nós fizemos a revitalização da praça da Pedra e agora estamos fazendo a revitalização do Hotel Globo, que estava sob a responsabilidade do Estado, e num bom entendimento entre Prefeitura e Estado, conseguimos a liberação do Hotel para a Prefeitura fazer a revitalização, e conseguimos recursos ao ministério da cultura, e acredito que em abril/maio estaremos entregando o Hotel e vamos iniciar um projeto nosso que são os casarões do centro histórico, que ficou para 2016. O Centro Histórico tá passando por um processo de transformação muito forte na nossa gestão, e vamos continuar”, relatou o prefeito.

    Quanto aos conjuntos habitacionais, Luciano explicou.”O conjunto habitacional Vieira Diniz, com 980 apartamentos, nós entregamos a primeira etapa com 500 apartamentos. O que é que aconteceu, o empresário teve um problema financeiro e com 95% da obra pronta, ele entregou a obra de volta a Caixa Econômica, então nós tivemos que fazer um novo trabalho junto com a Caixa, que fez um processo para que outra empresa pudesse assumir a obra, já foi feio a escolha dessa nova empresa, então nós já estamos com a obra com 90% pronta queremos entregar no mais tarde em abril, no primeiro semestre, concluindo as 980 habitações no Vieira Diniz. Assim como coloquei anteriormente, a nossa prioridade em relação a habitação é, além de levar a casa propriamente dita, a gente tá levando a creche, a escola, um exemplo no bairro Colinas do Sul, onde entregamos apartamentos, ao lado construímos a academia da saúde onde a população faz exercício físico diariamente e ao lado construindo também uma escola em tempo integral e já entregamos uma creche com um novo padrão e também um PSF em pleno funcionamento, então a gente leva a casa, mas também leva serviços importantes como saúde, educação, isso foi muito importante, e vamos continuar nessa mesma pisada. Esse ano de 2016 iremos entregar grandes obras, como a  da lagoa, o novo parque Solón de Lucena, a UPA de Cruz das Armas, 5 escolas em tempo integral”, afirmou.

    Luciano Cartaxo faz uma avaliação breve de sua gestão no ano de 2015  e revela planos para o ano seguinte.”Tô muito satisfeito com o resultado de 2015, eu acho que fizemos a tarefa de casa, e eu sempre disse aos meus secretários e a minha equipe, que crise a gente não discute, a gente enfrenta, e João Pessoa não ficou parada esperando a crise passar. Nós tivemos decisões importantes tomadas, aliás desde o fim de 2014,  mais precisamente em setembro de 2014, nós tivemos os primeiros sinais e fizemos uma leitura correta do cenário que iria se estabelecer em 2015, um cenário de dificuldade, de queda na arrecadação, de contingenciamento dos recursos. Então com essa antecipação do cenário nós tivemos a oportunidade de ser uma das primeiras Capitais a já tomar algumas ações no ano de 2015, nós cortamos gastos, nós enxugamos a máquina administrativa e isso nos permitiu pagar todos os salários em dia, nós tamos vivenciando hoje um momento onde quase a metade dos quase 5 mil municípios brasileiros não conseguiram pagar o 13ºsalário em dia e esta é uma realidade no Brasil todo, aqui em João Pessoa nós pagamos todos os salários em dia e também o 13º, e vamos pagar o mês de dezembro nos dias 29 e 30, dentro do nosso cronograma”, pontuou.

    “Nós tivemos também a oportunidade de dar posse a 1300 profissionais de educação em concursos públicos, de uma vez só conseguimos dar posse a professores e servidores, conseguimos também buscar alternativas importantes na arrecadação do município, criamos um mecanismo fundamental em parceria com um Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, o mutirão fiscal.  Sem aumento de impostos nós conseguimos reduzir através de multas e juros para o contribuinte para cidade de João Pessoa, e aí chegamos ao montante de 17 milhões de reais com esse mutirão fiscal, melhorando a arrecadação e tendo capacidade de investir na cidade. Conseguimos concluir também um programa habitacional para os servidores da Prefeitura e estamos fechando 2015 com todas as contas em dia, superando esse cenário. Conseguimos também um planejamento, entregando 70 obras na cidade, e no aniversário da cidade nós estabelecemos uma meta de 2 obras semanais e estamos mantendo esse ritmo”, disse.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here