Cartaxo entrega obra de revitalização e defende ações de valorização do Centro

    0

    Execução do Hino Nacional, hasteamento de pavilhões e presença de representantes dos três poderes constituídos. A solenidade não deixou dúvidas quanto à importância do ato: a entrega da revitalização da Praça João Pessoa, mais conhecida como a Praça dos Três Poderes na manhã desta segunda-feira (13). A obra, entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo, renovou a infraestrutura do espaço, mas sem modificar sua arquitetura centenária.

    “A Praça João Pessoa é um dos nossos principais patrimônios históricos e não passava por qualquer intervenção estrutural há cerca de 60 anos. Esta é uma data histórica para a cidade, que está recebendo de volta um equipamento que por muito tempo esteve relegado ao segundo plano”, destacou o prefeito. Em sua fala, o Luciano Cartaxo ainda apelou pela permanência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em seu prédio atual. “O fato de os poderes estarem sediados aqui é um fator decisivo para a garantia de um Centro Histórico vivo e de economia forte”, destacou.

    Durante a cerimônia de entrega da obra, o prefeito Luciano Cartaxo se juntou à vice-governadora do Estado, Lígia Feliciano, e ao presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), José Ricardo Porto, para o hasteamento dos pavilhões e decerramento da placa.

    “Essa é uma obra que preserva nossas origens e a memória de nosso povo. Em meio aos três poderes e a essas palmeiras centenárias respiramos um ar de luta e de democracia”, declarou a vice-governadora. Para o desembargador José Ricardo Porto, a Praça destaca os atos de um dos paraibanos mais ilustres. “Hoje este espaço está sendo devolvido à população pelas mãos sensíveis da atual gestão”, afirmou.

    A família do presidente João Pessoa foi representada pelo seu sobrinho neto, o vereador Fernando Milanez, e pelo jornalista Abelardo Jurema. “Não poderia faltar a um momento como este por ser um episódio que faz com que me sinta verdadeiramente um cidadão”, afirmou Milanez. “Este ato traz um aspecto simbólico muito importante sobre a necessidade de se proteger a história dos nossos antepassados”, complementou Abelardo.

    A entrega da obra ainda contou com as presenças do deputado estadual João Gonçalves, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba, e dos vereadores Flávio Eduardo Fuba, Edson Cruz, Professor Gabriel e Marmuthe Cavalcante. Também compareceu ao evento o superintendente da Companhia Docas da Paraíba, Lucélio Cartaxo.

    Obra – O espaço exigiu cuidados especiais por estar inserido no perímetro de tombamento do Centro Histórico, delimitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

    Entre as intervenções realizadas no local estão à restauração dos bancos, do monumento central e a troca do mosaico, além da manutenção da iluminação ornamental. Os canteiros foram arborizados e as palmeiras imperiais, que fazem parte do traçado original, foram mantidas. Além disso, oito novas palmeiras foram plantadas, retomando o paisagismo original.

    Uma mudança aconteceu no piso, que acumulava três tipos de ladrilho diferentes. Com a reforma, o piso foi padronizado com ladrilho hidráulico (20 cm x 20 cm) nas cores cinza claro e cinza escuro. Também foram substituídos todos os meios-fios e feita à manutenção das grades de contorno dos canteiros.

    Um dos destaques do projeto foi o conceito de revitalização sem interferência no contexto histórico do local. Por isso, a estrutura permaneceu idêntica, como é o caso do traçado original – houve alinhamento apenas dos meios-fios e canteiros do passeio interno. Outro traço mantido foi à marcação em pedra no entorno da calçada externa.

    História – A Praça João Pessoa foi inaugurada em 1803. Na época, era tratada como o jardim público da cidade e denominada de Praça Comendador Felizardo. Atualmente, o local é conhecido como Praça dos Três Poderes, devido à localização estratégica, tendo em seu perímetro as sedes dos poderes Executivo (Palácio da Redenção), Legislativo (Assembleia Legislativa) e Judiciário (Tribunal de Justiça da Paraíba).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here