Cartaxo entrega Academia no Geisel e destaca promoção da saúde preventiva

    0

    Os moradores do Geisel e todos os bairros adjacentes ganharam um espaço de prática esportiva orientada, lazer e convivência. Trata-se da Academia de Saúde, projeto pioneiro implantado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para viabilizar o acesso à atividades físicas para pessoas de todas as idades. A primeira unidade, situada na Rua Miguel da Rocha Luna, Geisel, foi entregue na manhã desta segunda-feira (16) pelo prefeito Luciano Cartaxo.

    A Academia de Saúde é um espaço que agrega toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de diversas modalidades. Ela possui modo de acesso espontâneo, o que significa que qualquer pessoa pode procurar o espaço e se cadastrar para utilizar os serviços. As atividades são planejadas e orientadas por profissionais, e atendem pessoas de todas as idades.

    “Nossa gestão já entregou diversos equipamentos de cuidado com a saúde por toda a cidade, mas também entendemos que a prevenção é essencial. A prática esportiva traz qualidade de vida, bem-estar, bom humor e isso tudo se transforma em saúde”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Queremos que a comunidade utilize esse espaço para o lazer, o convívio e para conquistar uma vida mais saudável”, complementou.

    O equipamento irá funcionar das 5h30 às 10h00 e das 15h00 às 17h30, sempre com a presença de educadores físicos do programa João Pessoa Vida Saudável, da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Recreação. Eles vão trabalhar de forma integrada com as Unidades de Saúde da Família (USF) do bairro, contando com o apoio de nutricionistas e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

    Para a construção da obra foram investidos R$ 220 mil, sendo R$ 180 mil repassados pelo Governo Federal via Ministério da Saúde. Outras duas unidades estão em fase de conclusão, no Ernane Sátiro e nas Colinas do Sul, e outras cinco estão em fase de elaboração do projeto. A estrutura conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio, além de quadra de areia e gramado para realização de atividades externas.

    De acordo com a secretária municipal da Saúde, Mônica Rocha, o equipamento funciona com a metodologia do trabalho coletivo, realizando sempre atividades em grupo. “É uma forma de potencializar tudo o que há de bom no ser humano, tanto física quanto mentalmente. Trata-se de um verdadeiro espaço de saúde, que vai trazer benefícios concretos na vida dos usuários”, declarou.

    Os moradores do bairro procuraram conhecer o novo equipamento em seu primeiro dia de funcionamento. A dona de casa Maria de Fátima Santos, de 61 anos, já adiantou que vai ser freqüentadora assídua. “Eu tenho alguns problemas de articulação e os médicos sempre recomendam atividade física. Agora eu vou poder ter isso perto de casa e com acompanhamento profissional, então é muito bom. Minha mãe tem 85 anos e já está lá dentro também”, brincou.

    O aposentado Alberto Gomes, de 67 anos, também testou os aparelhos da academia. “Eu sempre gostei de me exercitar. Nunca me conformei em ficar parado por causa da idade, então para mim é muito bom ter um lugar assim, com equipamentos, com professores e com muita gente fazendo atividades. É divertido”, afirmou.

    João Pessoa Vida Saudável – O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). As atividades acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, em 21 espaços, nas principais praças e avenidas de João Pessoa.

    A equipe do Projeto João Pessoa Vida Saudável é composta por 42 educadores físicos, distribuídos por todos os polos do projeto. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo. Desenvolvido desde 2007, o projeto beneficia mais 4,6 mil pessoas.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here