Cartaxo anuncia 60 ações que serão financiadas com recursos internacionais

0

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, fez seu pronunciamento de abertura dos trabalhos na Câmara Municipal apresentando mais do que um balanço de obras entregues à população até agora, ou que serão inauguradas nos próximos meses. O gestor anunciou detalhes do projeto João Pessoa Sustentável, que prevê um conjunto de 60 ações estruturadoras, em diversas áreas, definidas pelos técnicos da prefeitura, com o apoio de entidades nacionais e internacionais, levando em consideração o desenvolvimento da capital nos próximos 30 anos.

João Pessoa Sustentável foi o único projeto, entre todos os apresentados pelas cidades do Nordeste do Brasil, selecionado para receber recursos e apoio técnico do Banco Interamericano de Desenvolvimento. “João Pessoa receberá 100 milhões de dólares do BID, captados a partir desse planejamento ousado, para executar obras que colocarão a nossa cidade em um outro patamar de desenvolvimento. Até porque, só pensa pequeno, e de forma acanhada, quem pensa com a cabeça presa ao passado. Pensar grande é pensar o futuro, é trabalhar para um planejamento diferente de cidade, para os próximos 30 anos. Com coragem, competência e compromisso para tirar, desde já, as primeiras realizações do papel”, defendeu Cartaxo.

Segundo o prefeito, o projeto financiado pelo BID se somará ao conjunto amplo de obras e ações já implementadas atualmente, a exemplo da inclusão de mais de 7 mil crianças às creches municipais, que funcionam com um novo padrão, em tempo integral, com acompanhamento profissional e cinco refeições diárias. As creches têm impacto direto em cerca de 7 mil famílias, cujas mães agora podem acessar o mercado de trabalho, com a tranquilidade de deixar os filhos bem assistidos.

“Entendemos que o papel de um gestor público vai além do período de governo. Deve se tornar um legado para a construção de um novo futuro, de uma cidade mais sustentável, inclusiva e humana”, ressaltou o prefeito, em seu pronunciamento. Segundo ele, desenvolver um novo modelo de cidade implica em investir em equipamentos públicos que asseguram habitação digna, educação com maior qualidade, maior mobilidade urbana e novos espaços de convivência.

Por isso, acrescentou, no ano passado, foram inauguradas 70 obras, com investimento de mais de R$ 170 milhões na construção de 3,5 mil unidades habitacionais, na duplicação de avenidas, em binários e faixas exclusivas para ônibus, na construção e recuperação de Praças como a da Independência e da Juventude e nas academias da saúde. Neste ano, serão inauguradas grandes obras como a Nova Lagoa, com o Parque Sólon de Lucena ampliado e modernizado; outra ligação entre o Centro e a Orla, por meio do Viaduto da Rua Geraldo Mariz; cinco escolas em tempo integral; a UPA de Cruz das Armas; a Calçadinha da Orla, entre Tambaú e Cabo Branco; e a reforma do Hotel Globo.

Cartaxo ressaltou o trabalho de toda a sua equipe, sobretudo no enfrentamento do período de crise. Apesar do momento de adversidade, disse ele, quando centenas de municípios sequer conseguem cumprir com o pagamento da folha de servidores, “João Pessoa segue dando sinais claros de que não ficou esperando a crise passar. Até porque, tenho dito, crise a gente não lamenta, a gente enfrenta. E nós enfrentamos a crise com muito trabalho, e também com muito planejamento”.

O gestor disse ainda que a cidade teve planejamento e ousadia para seguir fazendo mais, sem perder tempo com lamentações ou olhando pelo retrovisor em comparações improdutivas. “Tenho absoluta clareza do nosso compromisso e dos nossos objetivos. Um dos principais desafios que assumimos, ainda no início da caminhada, foi o de que a gestão deveria estar sempre disposta a quebrar paradigmas. Vivemos um novo tempo. O povo demonstrou, em diversas ocasiões, que não aceita mais as práticas da velha política. A briga, o personalismo, a intriga, a vaidade. Nós olhamos para a frente, e de um jeito diferente”, salientou.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here