Carnaval da PB terá reforço de mais de 6 mil policiais e bombeiros

    0

    As forças de segurança vão disponibilizar mais de 6,2 mil homens entre policiais militares e civis e do Corpo de Bombeiros durante o período carnavalesco em toda a Paraíba, a partir deste sábado (14) até a quarta-feira de Cinzas (18). O planejamento integrado de segurança foi articulado para garantir a tranquilidade dos foliões em mais de 70 cidades do Estado.

    A Polícia Militar é quem dispõe do maior efetivo, já que é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo. Serão mais de 4 mil PMs distribuídos nas 70 cidades onde ocorrerão eventos carnavalescos de pequeno, médio e grande porte. A presença da Polícia Militar está garantida em mais 500 eventos espalhados pelo Estado, e, principalmente, nos Litorais Sul e Norte e ainda na região do Sertão. Toda a frota de viaturas ficará à disposição do trabalho policial nas cidades que tiverem realizando os festejos.

    Já a Polícia Civil empregará 900 homens, entre delegados, agentes de investigação e escrivães. Especificamente, 120 policiais civis serão distribuídos nos Litorais Sul e Norte de João Pessoa. As Delegacias Especializadas (Roubos e Furtos, Homicídios, Repressão a Entorpecentes, Atendimento à Mulher, Roubos e Furtos de Veículos, entre outras) funcionarão em regime de plantão em João Pessoa. Em Campina Grande, as especializadas e a Central de Polícia, no bairro do Catolé, ficarão preparadas para o atendimento ao público durante todo o dia e também à noite.

    O Instituto de Polícia Científica vai disponibilizar uma equipe de 90 pessoas para realizar os trabalhos concentrados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. Serão nove carros com equipes de criminalística, além de rabecões espalhados por João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa, Patos, Cajazeiras, Monteiro, Picuí, Catolé do Rocha e Itaporanga.

    Bombeiros também terão reforço

    Nos quatros dias do feriadão, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) empregará 1.253 militares e 115 viaturas em todo o Estado. A operação será focada na prevenção aquática, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento em locais de difícil acesso.

    Só na área que compreende o 1º Comando Regional de Bombeiros Militar (1º CRBM), sediado em João Pessoa, serão 638 Bombeiros e 52 veículos, incluindo seis embarcações para o monitoramento nas praias. Ficarão ativos 44 postos de guarda-vidas, distribuídos de Lucena a Acaú, com militares equipados com material de primeiros socorros para o pronto atendimento aos banhistas.

    Já no 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM), sediado em Campina Grande, serão 429 BMs empenhados na Operação Carnaval, distribuídos em 17 cidades da área e auxiliados por 33 viaturas (incluindo cinco embarcações). O foco serão eventos religiosos, praias e açudes, com o emprego de 14 postos de guarda-vidas nas cidades do Litoral Norte pertencentes à região: Rio Tinto, Mataraca, Marcação, Cacimba de Dentro e Baía da Traição.

    Em Patos e municípios circunvizinhos do Sertão, abrangidos pelo 3º Comando Regional de Bombeiros Militar (3º CRBM), a corporação montou um esquema que inclui 186 BMs, apoiados por 30 viaturas, sendo duas delas embarcações do tipo botes infláveis. Algumas cidades polo da operação serão Catolé do Rocha, Patos, Pombal, Sousa, Paulistas, Cajazeiras e Coremas – que possuem maior movimentação de pessoas em açudes, rios e eventos festivos noturnos.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here