Caps Caminhar promove atividade com usuários na Praça da Paz

    0

    Um evento que busca proporcionar aos usuários e toda comunidade um momento de descontração e promoção das atividades ofertadas pelo Caps Caminhar, aconteceu nesta na tarde de quinta-feira (15), na Praça da Paz, no Bairro dos Bancários.

    Quem visitou o local, pôde ter acesso a dois espaços onde eram desenvolvidas atividades de caráter integrativo. No primeiro espaço foram exibidas produções artísticas feitas pelos próprios usuários do Centro. Os produtos, como canetas, bloquinhos de anotação e bonecas de crochê, estavam à venda por preços simbólicos.

    O segundo espaço foi destinado ao grupo musical, formado por usuários do Caps, criado a partir das aulas de música desenvolvidas no ambiente.

    “Eu morava no Rio de Janeiro e quando vim morar em João Pessoa, fui diagnosticado com Transtorno Bipolar e fui encaminhado ao Caps. Minha vida melhorou consideravelmente”, comentou o usuário Demétrius Rodrigues.

    Demétrius conta, ainda, que seu interesse pela arte surgiu através dos incentivos dos colegas. “As pessoas comentavam que eu cantava bem e deveria investir nisso. Resolvi tentar e desde então não parei mais”, completou o usuário, que atualmente é cantor, compositor e violonista de grupo musical.

    Durante toda à tarde, a movimentação para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos usuários do Caps foi intensa. Dezenas de pessoas prestigiaram o evento, entre usuários, familiares, população em geral, além dos profissionais da Secretaria de Saúde do município (SMS).

    O comerciante José Eudes Pereira foi prestigiar o evento e se encantou com o que viu. “É algo muito bonito e importante ver esses resultados, que promovem a união de toda a sociedade no intuito de quebrar o preconceito com os usuários do centro”, comentou o comerciante, que é casado com uma usuária.

    De acordo com a diretora do Caps Caminhar, Maria Jaidete Alves, um dos objetivos do tratamento ofertado é desenvolver a autonomia do paciente. “Procuramos mostrar aos nossos usuários, familiares e amigos, algumas das habilidades funcionais que podem ser desenvolvidas por eles. Essa é a primeira edição do ‘Caps Caminhar Em Ação’ e foi pensada com esse objetivo, proporcionar uma maior interação dos usuários com a população”, explicou a diretora.

    Caps Caminhar – Atende e trata portadores de transtornos mentais dos Distritos Sanitários II e II. As atividades de tratamento incluem medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares. Atualmente, são cadastradas mais de 1.800 pessoas, sendo 460 usuários ativos. Diariamente há 70 pacientes no Caps, que conta com seis leitos de observação.
    O Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Caminhar está localizado na Rua Paulino dos Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária. Para mais informações sobre o Centro o telefone é 3218-7008.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here