Caprinos e ovinos: Emepa e Embrapa definem agenda de pesquisa conjunta

    0

    Técnicos e pesquisadores da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) estiveram na sede da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral – CE, para participarem do workshop para integração das agendas de pesquisa, desenvolvimento e inovação para caprinovinocultura. Na ocasião, o diretor técnico da Emepa, Wandrick Hauss de Sousa, apresentou as pesquisas que vêm sendo realizadas no projeto “Desenvolvimento de pesquisas para avanço e consolidação dos agronegócios dos produtos e serviços da caprinovinocultura no semiárido – Agrocapri”.

    Durante o evento, os subcoordenadores do Agrocapri fizeram a apresentação de cada subprojeto gerando interesse dos participantes, principalmente em relação aos três sistemas de produção, por ser uma pesquisa de enfoque sistêmico que engloba todas as tecnologias geradas até o momento pelas duas instituições. Os técnicos do Agrocapri também puderam conhecer os projetos e os laboratórios da Unidade.

    “Estamos formalizando um plano de trabalho em cima dos interesses que foram pactuados na reunião. Essa integração será muito interessante para o setor da caprinovinocultura, pois as instituições possuem uma grande experiência no setor e a Embrapa disponibiliza de uma excelente estrutura laboratorial e de equipe especializada que poderão enriquecer ainda mais as ações de pesquisa na área”, destaca Wandrick Hauss.

    Após a realização do Workshop, foram definidas temáticas de pesquisa para a composição de uma agenda em comum, coordenada por representantes das duas instituições. Entre elas, estratégias para controle integrado de verminose; conservação de espécies forrageiras; tipificação de carcaças de animais; manejo reprodutivo; melhoramento animal; validação de sistemas de produção; validação de testes em nutrição animal; manejo de pastagens nativas e cultivadas; custos de produção animal e acesso a mercados.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]