Capital entra na contagem regressiva para receber Jogos Escolares da Juventude

    0

    João Pessoa está sendo preparada para se tornar a capital do esporte brasileiro. A cidade vai sediar, no período de 6 e 15 de novembro, os Jogos Escolares da Juventude. O evento, que conta com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), vai reunir mais de 4 mil atletas de todo o país, com idades entre 15 e 16 anos. Alguns deles, em fase de preparação para as Olimpíadas do Rio.

    Os Jogos Escolares vêm crescendo a cada edição e reúnem milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tido como um evento competitivo de referência internacional. A competição esportiva, inclusive, vai reforçar o turismo de João Pessoa justamente no período de alta estação.

    “Os Jogos Escolares representam, sobretudo, um incentivo para prática saudável dos esportes na nossa cidade”, ressaltou o prefeito Luciano Cartaxo. Só para se ter uma ideia da grandiosidade do evento, incluindo as fases seletivas, o número de participantes chega a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.

    Os atletas classificados para a disputa em João Pessoa vão representar cerca de 1.100 escolas dos 16 estados brasileiros e do Distrito Federal. A edição 2014 dos Jogos Escolares da Juventude irá ocupar os principais equipamentos esportivos da cidade e será disputado nas modalidades atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

    A Paraíba estará presente em todas as modalidades com chances reais de conquistas, como destaca o secretário de Esportes, Edmilson Alves. “Tão importante quanto receber os jogos é saber que temos atletas nas nossas escolas que podem conseguir grandes resultados. Falta muito pouco para darmos o pontapé inicial, deste que é considerado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) um dos eventos mais importantes do calendário esportivo em 2014”, afirmou.

    O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é responsável por cuidar da parte logística dos atletas e irá investir cerca de R$5 milhões em hospedagens, alimentação e suporte esportivos para todas as delegações que estarão em João Pessoa para a disputa dos jogos. Com a projeção que os jogos irão trazer para a cidade, a Secretaria de Turismo (Setur) já traça as estratégias para movimentar a cadeia produtiva do turismo durante os dias de competição.

    O secretario de Turismo, Bruno Farias, cita o exemplo de edições anteriores para ressaltar a importância do evento para o turismo de João Pessoa. “Para se ter ideia do potencial turístico dos jogos, precisamos apenas analisar os números das edições anteriores, quando foram catalogadas 25 mil diárias e cerca de 56 mil refeições. Trata-se de uma grande oportunidade para fomentar o setor em um período frio na demanda”, explicou.

    Outras secretarias da gestão municipal estão participando ativamente da organização dos jogos, oferecendo apoio logístico. São elas: Mobilidade Urbana (Semob), Juventude Esporte e Recreação (Sejer), Educação e Cultura (Sedec), Administração (Sead), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]