Maternindade incentiva parto natural e número de cesarianas tem redução na Capital

    0

    Pensando no bem estar das mães atendidas pela Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, o Instituto Cândida Vargas (ICV) vem colocando em prática iniciativas voltadas para o incentivo ao parto natural, que começam desde o pré-natal. E os resultados desse trabalho já aparecem em números. No primeiro semestre deste ano, 55% dos partos realizados na maternidade foram naturais.

    “Fazemos um curso com as gestantes e os pais para orientá-los sobre os benefícios do parto normal, diminuindo aquela tensão natural que existe na maioria das vezes, e trabalhamos no sentido de convencer às mães de que o parto natural geralmente é o mais indicado para a saúde dela e do bebê”, afirmou o obstetra e diretor técnico do ICV, Juarez Augusto.

    Para desenvolver esse trabalho, a maternidade conta com uma equipe multiprofissional que acompanha as mães no pré e pós-parto. A equipe inclui médicos (obstetras, neonatologistas e anestesistas), enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais, além do suporte das doulas voluntárias e um acompanhante de livre escolha da gestante.

    “Além do trabalho da equipe multiprofissional, a maternidade utiliza métodos não-farmatológicos para o parto natural como o cavalinho, a bola e a barra, como também a ducha quente para estimular o relaxamento da gestante”, explicou o médico.

    De janeiro até junho deste ano, foi realizado um total de 3.632 partos no ICV. Desses, 2.001 (55%) foram de forma natural e 1.631 (45%) foram cirurgias cesarianas. Já no mesmo período do ano passado, a diferença entre as duas formas de parto foi menor. Do total de 4.019 partos, 2.025 (50,3%) foram normais e 1.994 (49,7%) foram cesarianas.

    A média nacional de cirurgias cesarianas na rede pública é de 40% e na rede privada é de 84% do total de partos realizados, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here