Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até junho em toda a Paraíba

    0

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) prorrogou até 5 de junho a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que terminaria nesta sexta-feira (22), para promover um alcance maior do público-alvo em toda a Paraíba. A meta da campanha é vacinar 80% da população de 850.986 pessoas, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes (em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; população indígena; idosos (a partir dos 60 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.

    Até o início da tarde desta sexta-feira (22), 48,33%, que equivalem a 411.253 pessoas foram imunizadas nos postos de vacinação em toda a Paraíba. Entre o público-alvo da campanha, as puérperas representam o grupo prioritário com maior número de pessoas vacinadas, representando 63,08%. Em segundo lugar, ficam as gestantes, que são 50,47% do público-alvo imunizado. Em seguida, aparecem os trabalhadores da área de saúde: 50,16% deles já procuraram a prevenção contra a gripe. Até o momento, 49,61% das crianças de seis meses a menores de cinco anos foram vacinadas. Na população indígena, o alcance da campanha é de 47,05%. E entre os idosos chega aos 46,92%.

    “Estamos seguindo a orientação do Ministério da Saúde para todos os Estados do País. Ainda não atingimos a meta, mas está semelhante ao que acontece todos os anos, já que, geralmente, a campanha é prorrogada e, possivelmente, passaremos dos 80% durante este novo prazo”, disse a chefe do Núcleo Imunização, da SES, Isiane Queiroga.

    Na Paraíba, 36 municípios conseguiram atingir a meta: Conde, Alagoinha, Borborema, Logradouro, Sertãozinho, Boqueirão, Caturité, Fagundes, Olivedos, Santa Cecília, Santo André, São Domingos do Cariri, Tenório, Amparo, Camalaú, Congo, Ouro Velho, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Desterro, Emas, Teixeira, Boa Ventura, Diamante, Ibiara, Santa Inês, São José de Caiana, Mato Grosso, Poço de José de Moura, Santarém, Cajazeirinhas, Paulista, Pombal, Vieirópolis, Água Branca e São José de Princesa.

    Os municípios deverão reforçar a campanha e o chamamento da população para se prevenir e evitar as consequências da gripe. “A vacina é de fundamental importância para prevenir as complicações que a gripe trás, como o risco de pneumonia e outras síndromes respiratórias, diminuir as hospitalizações e o número de óbitos decorrentes da doença”, reforça Isiane.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here