Campanha de Vacinação contra a gripe deste ano começa no dia 4 de maio

    0

    A Campanha de Vacinação contra a Gripe 2015 será realizada no período de 4 a 22 de maio na Paraíba, sendo o “Dia D” com mobilização no município de Brejo do Cruz, no dia 9. A meta da campanha é imunizar 80% da população de 939.009 pessoas, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes (em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; população indígena; idosos (a partir dos 60 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.  O público alvo deverá levar o cartão de vacinação.

    “O objetivo dessa campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente de infecções pelo vírus da Influenza para esse público alvo. Com a vacina, o número de internações decorrentes de quadros de gripe deve reduzir, assim como casos mais graves da doença, por isso é muito importante que as pessoas se vacinem”, disse o enfermeiro do Núcleo Estadual de Imunizações, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Edson Lira.

    Ainda segundo Edson, até o momento, a SES recebeu do Ministério da Saúde 28% das doses, sendo que 18% já foram enviados às Gerências Regionais de Saúde (GRS) e até quarta-feira (29) serão entregues mais 10%. “À medida que formos recebendo o quantitativo suficiente daqui para o dia 4 de maio, quando a campanha começa, iremos abastecendo todo o estado”, disse. Ele lembrou que a vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, previne contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B.

    A campanha de vacinação contra a gripe 2015 será realizada em todas as Unidades de Saúde da Família de todos os municípios paraibanos. Fica a critério de cada município definir se terão postos volantes.

    Dia D – A SES realizará o “Dia D” de mobilização contra a gripe no dia 9 de maio, no município de Brejo do Cruz, das 8h às 17h. “O Governo do Estado disponibiliza as vacinas e todas as orientações técnicas para que os municípios possam realizar uma campanha com qualidade”, disse o enfermeiro da SES.

    Sintomas – Os sintomas da gripe são: o comprometimento das vias aéreas, congestão nasal, tosse, rouquidão, febre (geralmente alta), mal estar, dores no corpo e de cabeça.  A transmissão do vírus acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Ocorre também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. “A melhor prevenção para o vírus influenza é a vacinação, que acontece anualmente. Ações
    simples como lavar as mãos e ter contatos em ambientes com aglomeração podem evitar contaminação”, concluiu Edson Lira.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here