Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

    0

    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende imunizar cerca de 170 mil pessoenses durante a campanha de vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira (4), em todas as unidades de saúde da Capital, e segue até o dia 22 de maio. Serão vacinadas pessoas a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

    “A nossa meta é atingir 80% da população de cada grupo alvo desta campanha, o que representa 168.032 pessoas. Ações como esta têm contribuído na redução da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas, como doença cardiovascular, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças renais, diabetes, pneumonias, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), dentre outras”, explicou a coordenadora de imunização da SMS, Chiara Dantas.

    Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a influenza acomete de 5% a 15% da população, causando entre três e cinco milhões de casos graves e até 500 mil mortes todos os anos, em todo o mundo.

    A doença pode ser causada pelos vírus Influenza A, B e C. “Os vírus A e B apresentam maior importância clínica, estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio das cepas B. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Atualmente, as vacinas utilizadas contêm antígenos contra três cepas de influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. Estas cepas são escolhidas a cada ano visando prevenir a doença causada por cepas que circularão na temporada seguinte”, complementou Chiara Dantas.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here