Caminhada marca encerramento da Semana Estadual de Luta Antimanicomial

    0

    O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, participou, nessa sexta-feira (22), em João Pessoa, da marcha que marcou o encerramento da V Semana Estadual de Luta Antimanicomial – O meu lugar é todo lugar. A programação teve início na segunda-feira (18).

    A caminhada iniciou por volta das 16h, no Parque Solon de Lucena, em frente ao Procon estadual, e terminou na Praça João Pessoa. O movimento contou com a participação de mais de 600 pessoas, entre usuários dos serviços de saúde mental do Estado, familiares, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, dos Centros de Atenção Psicossocial, das unidades de acolhimento e consultórios. Além disso, dez municípios, a exemplo de Cabedelo, Itabaiana, Mari, Queimadas, Sapé, Lagoa Seca e Conde marcaram presença no evento.

    Durante o trajeto, houve apresentação do grupo Batucaps, que animou o trajeto com muito samba, além das músicas comandadas pelo trio elétrico.

    A coordenadora Estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz, destacou que cada vez mais pessoas têm aderido à ação e que o maior compromisso e objetivo da gestão é ter uma Paraíba sem manicômio.

    O diretor do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Walter Franco, informou que a proposta da Secretaria de Estado da Saúde é acelerar a reforma psiquiátrica, transformando os hospitais psiquiátricos em centros de vivência, um ambiente mais humano e acolhedor, para os usuários com a participação de terapeutas. Walter Franco ainda destacou que a marcha representa a celebração de uma luta diária, junto a todos os trabalhadores e usuários. “A marcha celebra a luta de todos que compõem esse trabalho de respeito ao ser humano”, avaliou.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here