CMJP e UFPB apresentam tecnologia que pode revolucionar TV Digital no Brasil

Marcos Vinícius (PSDB) e Bispo José Luiz (PRB) participam de evento, que teve palestra sobre participação da TV Câmara JP no desenvolvimento de aplicativos de inclusão social

Ainda em viagem a São Paulo, os vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) participaram de um seminário da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), para passar detalhes da parceria com a Universidade Federal da Paraíba, onde uma plataforma de acessibilidade chamada VLibras é tratada como a tecnologia que poderá revolucionar a TV para os portadores de necessidades especiais.

O encontro acontece durante o Seminário Legislativo de Rádio e TV Digital, promovido pela Astral na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O presidente da CMJP, Marcos Vinícius (PSDB) e o vereador Bispo José Luiz (PRB) prestigiaram a palestra proferida pelo professor Carlos Eduardo, do Lavid (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e pelo secretário de Comunicação da Câmara de João Pessoa, jornalista Janildo Silva.

Para uma plateia composta por servidores e técnicos de várias partes do país, a dupla falou do aplicativo Vlibras, cujo projeto piloto será desenvolvido junto à TV Câmara da capital paraibana. Desenvolvido pela UFPB, o app cria um avatar eletrônico que traduz, em libras, o que está sendo dito naquele instante, na televisão, ampliando o alcance para pessoas surdas.

“Com a chegada da tecnologia digital à nossa TV Câmara, ampliamos as possibilidades de chegar ainda mais perto da população, e a UFPB, através do Lavid, tem sido um parceiro muito importante na elaboração de projetos que permitam essa aproximação através da TV”, comentou Marcos Vinícius.

Na ocasião o professor Carlos Eduardo, ao lado do secretário de Comunicação da CMJP, Janildo Silva, revelou os avanços obtidos nos últimos anos através das novas tecnologias desenvolvidas em João Pessoa.

O presidente do Legislativo pessoense lembrou que a Câmara de João Pessoa, junto à UFPB e o Seja Digital, ainda irá conduzir as primeiras distribuições dos kits que permitem que TVs analógicas captem o sinal digital para as famílias carentes da capital paraibana.

Desenho animado na TV Câmara

Outra novidade que a comitiva pessoense traz do seminário é a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a produtora da animação ‘Bob Zoom’ com a Astral. “Graças a esse termo, a TV Câmara de João Pessoa poderá exibir, já nos próximos dias, o desenho animado que é produzido no Brasil e tem uma caracaterística bastante lúdica para as crianças”, comentou Janildo Silva.

Visita

A comitiva da Câmara de Vereadores de João Pessoa ainda teve um encontro com o deputado estadual Gilmaci Santos (PRB-SP), que ciceroneou os pessoenses pelo prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo.

“O prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo possui uma série de equipamentos que podem servir de base para a reforma do prédio-sede da Câmara, que queremos fazer ainda este ano”, comentou Marcos Vinícius.