Cagepa inicia racionamento em Campina Grande e mais 19 cidades neste sábado

    0

    A partir deste sábado (6), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciará o racionamento no abastecimento de água em Campina Grande e em outras 19 cidades e três distritos. A medida faz parte do plano de contingência para o uso do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que – devido à forte estiagem que assola a região – está com apenas 24,1% de sua capacidade.

    O racionamento será executado a partir das 17h de cada sábado e encerrado às 5h das segundas-feiras. O plano de contingência foi elaborado a partir de pedido do Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Campina Grande. O documento relaciona 13 ações que estão sendo tomadas desde o início de 2013 e agora serão intensificadas pela Cagepa para evitar desperdício e incentivar o uso consciente e racional da água na região.

    “Analisando os resultados que obtivemos de 2013 até hoje, podemos dizer que fizemos o dever de casa. Reduzimos a vazão que retirávamos do açude Epitácio Pessoa de 1.533,80 litros por segundo para 1.269,33 l/s, o que representa uma economia bastante significativa. Além do mais, nesse período, reduzimos a quantidade de vazamentos, instalamos quase 6 mil novos hidrômetros para inibir o uso indiscriminado da água, reaproveitamos a água de lavagem dos filtros para retornar para o sistema, evitando o desperdício, entre outras medidas. Todas essas ações serão intensificadas para junto com o racionamento evitar o colapso no manancial”, explicou o engenheiro José Mota Victor, diretor de Operação e Manutenção da Cagepa.

    O Açude Epitácio Pessoa abastece a região através de dois sistemas: o sistema integrado de Campina Grande – que abrange os municípios de Campina Grande, Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova e os distritos de São José da Mata e Galante – e o sistema adutor do Cariri – que abrange os municípios de Boqueirão, Juazeirinho, São Vicente do Seridó, Pedra Lavrada, Cubati, Olivedos, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Sossego e o Distrito de Seridó.

    “Caso não haja a ocorrência de chuvas, esse esquema será mantido até novembro de 2015. No entanto, se chover e o manancial conseguir acumular um volume significativo de metros cúbicos, o racionamento pode ser suspenso”, afirmou Mota.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here