Cabedelo realiza formação de bolsistas do Brasil Alfabetizado

    0

    A Prefeitura de Cabedelo, através da sua Secretaria de Educação, iniciou, ontem (20), a formação dos bolsistas voluntários (coordenadores e alfabetizadores) que integrarão a equipe do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no município. A aula inaugural aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, local onde também serão realizados os dez dias da formação pedagógica e técnica inicial, no horário das 18h00 às 22h00.

    As aulas do PBA terão início no próximo dia 10 de novembro, com oito meses de duração, somando uma carga horária de 320h/aulas organizadas em 10 horas semanais (de segunda a quinta-feira), e vão acontecer nas escolas municipais e/ou em espaços alternativos da comunidade (Igrejas, Associações, ONGs,etc.), conforme a necessidade local e em parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Cabedelo. De acordo com o Coordenador do PBA em Cabedelo, professor Gilberto Silva, mesmo sendo um programa com mais de dez anos de existência, é a primeira vez que a Prefeitura se inscreve com o objetivo de gerenciar a iniciativa.

    A atual formação destes bolsistas está sendo realizada com 04 Coordenadores de Turmas (cada um responsável por 01 polo com 05 turmas) e com 20 Alfabetizadores (cada um responsável por 01 turma). Todos eles já passaram por um Processo Seletivo Simplificado e um Encontro Técnico, realizados nos últimos meses. Cada bolsista-coordenador receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 800 . Já para o bolsista-alfabetizador, a bolsa mensal será no valor de R$ 400.

    Inscrições dos Alunos– As inscrições voluntárias dos alunos ainda estão abertas e podem ser realizadas na Secretaria de Educação, ou através dos próprios alfabetizadores. As turmas de alunos serão formadas pelos próprios alfabetizadores nas comunidades, principalmente onde há incidência de casos de pessoas que ainda não foram alfabetizadas e estão à margem do processo de ensino e aprendizagem por algum motivo. Os turnos das aulas serão definidos de acordo com a necessidade dos alfabetizandos, sendo que 90% dos inscritos já optaram pelo noturno. A expectativa é que cerca de 400 alunos sejam contemplados com o programa em Cabedelo.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]