A ferramenta intitulada ‘Enquadrados’, que foi apresentada no evento “Hackfest contra a corrupção”, do Ministério Público da Paraíba (MPPB), constatou que a cidade de Cabedelo lidera o ranking, e tem 1,60 metro quadrado por funcionário. Já João Pessoa, a segunda colocada, tem 1,61 metro quadrado por funcionário.

A Enquadrados foi desenvolvida para sanar a dúvida do número de funcionários, que estão trabalhando por metro quadrado, nas prefeituras da Paraíba. A ferramenta responde ao seguinte questionamento: “Quanto cada funcionário teria de espaço para trabalhar?”.

Segundo os desenvolvedores da ferramenta, “as áreas de superfície das Câmaras Municipais foram calculadas através do Google Earth e consideram todo espaço interno dos prédios”.

Completam o ranking, estão as prefeituras de Coxixola (2,85m²), Santa Rita (3,17m²) e Parari (4m²). Simplificando, as informações da ferramenta, mostra que é como se a prefeitura contratasse mais funcionários, do que pudesse comportar dentro de seu prédio administrativo.

A ferramenta foi pensada depois dos desenvolvedores analisarem que o espaço de atuação pode influenciar diretamente no resultado final de suas atividades trabalhistas. Pensaram também que o funcionalismo público é um dos maiores contratantes em diversas cidades do país. Em 2014, haviam cerca de 11,1 milhões de funcionários públicos no Brasil, sendo a grande maioria pertencente as prefeituras – pouco mais de 6 milhões de funcionários.