Cabedelo, Conde e Pitimbu recebem planos de saneamento básico pelo governo

    0

    O secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena, entregou nesta quarta-feira (16) os planos municipais de saneamento básico das cidades de Cabedelo, Conde e Pitimbu, elaborados com recursos do Programa Pacto Pelo Desenvolvimento Social, do Governo do Estado.

    Na solenidade, a gerente ambiental da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), Vanessa Fernandes, disse que os planos são o pontapé inicial para o planejamento desses municípios e execução de projetos na área de saneamento básico, que hoje é uma fragilidade social não só na Paraíba, mas em todo o país.

    Fabiano Lucena parabenizou os gestores e ressaltou que os municípios que procuraram o apoio do Governo do Estado, por meio do Pacto Social, só têm a ganhar com a parceria. “Estamos entregando esses planos para que os gestores possam colocá-lo embaixo do braço e bater nas portas dos ministérios e dos órgãos, a fim de pleitear recursos federais nas áreas de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, manipulação de resíduos sólidos e abastecimento de água”, comemorou o secretário.

    O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e reconheceu que sem ela não seria possível arcar com o alto custo para a elaboração do plano, imprescindível para os financiamentos junto ao Governo Federal.

    Já Leonardo Barbalha, prefeito de Pitimbu, revelou que o documento será uma das principais ferramentas para alavancar o turismo na cidade. “Precisávamos de um plano como esse para que viéssemos a organizar e dar qualidade ao nosso turismo. Certamente vamos procurar os órgãos competentes para arrecadar verba e colocar em prática tudo que foi feito através desse documento”, destacou o gestor.

    Cinco cidades paraibanas reivindicaram a pactuação dos planos de saneamento básico. No início de dezembro, o governador Ricardo Coutinho fez a entrega dos planos das cidades de Barra de Santana e Caturité. Na próxima rodada, em 2016, outros municípios interessados poderão enviar suas demandas para a Secretaria de Desenvolvimento e da Articulação Municipal.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here