Botafogo-PB dá adeus ao Nordestão e tem pior rendimento no torneio

O Botafogo-PB deu adeus a qualquer chance de classificação para o mata-mata da Copa do Nordeste de 2015 há uma semana, mas só se despediu definitivamente da competição na noite dessa quarta-feira, na partida contra o River-PI. Com mais uma derrota no torneio, o Belo somou apenas um ponto em seis partidas e ficou com a pior campanha dentre os 20 times que entraram na disputa. Mas os números ruins não param por aí. A campanha deste ano – de nenhuma vitória, um empate e cinco derrotas – também marca a pior da história do clube em edições do torneio em que a primeira fase era jogada em formato de grupos.

É fato que houve uma campanha ainda pior do Botafogo-PB no Nordestão. Foi em 1997, quando o Belo saiu de campo sem somar sequer um ponto. Mas aquela edição foi disputada toda no mata-mata e o Alvinegro da Estrela Vermelha só entrou em campo duas vezes, contra o Sport, e perdeu as duas – primeiro no Almeidão, depois na Ilha do Retiro.

Ao longo dos anos, a Copa do Nordeste teve vários sistemas de disputa. Mas só em três ocasiões, o Botafogo-PB saiu da competição sem vencer nenhum jogo. Além de 1997, o Belo não conseguiu ganhar de ninguém em 2001 e em 2015.

Na edição de 2001, a primeira fase da Copa do Nordeste foi disputada por 16 times que jogaram entre si em jogos apenas de ida, resultando em 15 rodadas. O time pessoense fez um péssimo campeonato e acabou com apenas cinco pontos, com uma campanha de cinco empates e 10 derrotas. O time teve um aproveitamento de 11% dos pontos em jogo.

Já na campanha de 2015, o Alvinegro só conseguiu aproveitar 5,6% dos pontos em disputa no Grupo D. Sem vencer nenhuma na competição, em seis jogos, o Belo empatou uma, perdeu cinco vezes e acabou somando apenas um ponto.

Com informações do GE/PB