Bombeiros registram mais de 16,8 mil ocorrências; maior incidência são incêndios

Nos 12 meses do ano de 2015, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) atendeu 16.883 ocorrências em todo o Estado. Os números representam as respostas dadas às solicitações da população que chegam aos bombeiros através do 193.  Os serviços foram realizados pela corporação através das 11 unidades bombeiro militar distribuídas ao longo do território paraibano.

Dentre estas ações, encontram-se as operações de combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar – além das ações preventivas, que também foram contabilizadas.

De acordo com informações da seção de Planejamento e Estatísticas do CBMPB, de janeiro a dezembro de 2015 foram realizadas 3.827 ações de combate a incêndio, de diversos tipos, sendo o incêndio em vegetação fora de área de preservação ambiental o de maior incidência. Esse tipo somou 1.289 casos, sendo seguido por 655 combates realizados em terrenos baldios.

“Esses números revelam a imprudência de algumas pessoas ao jogar piolas de cigarros nesses solos, acumular lixo e também ao efetuar queimas para limpar o terreno, que acabam por fugir do controle – resultando em um incêndio”, avaliou o chefe da Seção de Planejamento e Estatísticas do CBMPB, tenente coronel Nazareno de Oliveira.

Foram computadas, ainda, no ano de 2015, 5.188 ações de busca e salvamento, sendo 2.155 na região da Grande João Pessoa, 1.531 na área de Campina Grande e 1.502 em Patos e cidades vizinhas.

Salvamento Aquático – Em todo o Estado, foi também totalizado um número de 63 vítimas aquáticas sem óbito. Só na região do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), que corresponde a Grande João Pessoa e municípios vizinhos, ou seja, concentra grande parte do litoral, foram realizados 87 resgates aquáticos e 154 ações de primeiros socorros em praias. Além disso, foram registradas 104 crianças perdidas nessa região.

Atendimento Pré-hospitalar – As ocorrências de atendimento pré-hospitalar na região paraibana chegaram a 7.818 casos, incluindo queda (557) e atendimentos clínicos (3.133). Além dessas ações, ainda foram contabilizados 3.608 acidentes, sendo 2.731 ocorrências de trânsito sem vítimas fatais.

A seção de Planejamento e Estatísticas do CBMPB revelou ainda o alto índice de trotes computados pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop). Em toda Paraíba, esse número chegou a 38.972, sendo mais frequente na região do 3º CRBM, sediado em Patos, que teve 21.903 casos de ligações falsas para o 193.