Bombeiros montam esquema preventivo para o Réveillon no litoral da PB

    0

    As festas de Ano Novo que acontecem nas praias de Tambaú e Intermares, em João Pessoa e Cabedelo (respectivamente), vão contar com um esquema preventivo do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). No total, serão 121 bombeiros empregados na segurança dos dois eventos, que acontecem nesta quinta-feira (31) e se estendem até o dia 1º de janeiro de 2016.

    Conforme o chefe da seção de Planejamento e Estatísticas do CBMPB, tenente coronel Nazareno de Oliveira, 96 bombeiros ficarão na área do Busto de Tamandaré, na Capital. Outros 25 serão escalados para a segurança da festa que acontece em Intermares, em Cabedelo. O efetivo será apoiado por 16 viaturas, incluindo as embarcações (moto aquática e bote inflável).

    O Corpo de Bombeiros vai atuar de forma preventiva em todas as modalidades: combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento. Para isso, ao lado do palco principal no Busto, serão posicionadas uma viatura de combate a incêndio e uma ambulância. No local, também será instalado o Posto de Comando para atendimento integrado dos órgãos de Segurança Pública ao cidadão.

    “De forma estratégica, também teremos viaturas deslocadas em pontos da Beira Rio e na rua Índio Arabutan, na lateral do Hotel Xênius – onde também haverá uma tenda de apoio”, contou Oliveira. No percurso das festas, serão montados Postos de Observação e postos de guarda vidas, que são estruturas mais elevadas que proporcionam melhor visibilidade da multidão. Neles, trios de bombeiros estarão equipados com extintores de incêndio, material de primeiros socorros e de salvamento aquático.

    A orientação, inclusive, é que no momento da virada do ano os guarda-vidas saiam dos postos e fiquem na beira do mar mesmo para acompanhar as pessoas que têm a tradição de pular ondas. “Outro ponto importante da operação é o plano de atuação para caso de acidentes envolvendo múltiplas vítimas, que também já está pronto”, adiantou.

    Fiscalização – O Corpo de Bombeiros vai fiscalizar, em parceria com a Marinha, os fogos que serão queimados na virada. “A empresa responsável pelo show pirotécnico já apresentou o projeto de queima de fogos, que já foi aprovado pela nossa corporação. No dia da festa, faremos apenas a fiscalização para ver se tudo está conforme o projeto”, contou o tenente coronel Oliveira, chefe de Planejamento e Estatísticas do CBMPB.

    Segundo ele, equipes da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) da corporação estarão de plantão fiscalizando barracas de alimentos e comerciantes, que deverão cumprir as normas de segurança contra incêndio. Eles também farão um trabalho de orientação. “É importante lembrar que quem for soltar fogos, como hotéis e pousadas que fazem Réveillon privados, deve procurar o CBMPB para obter a autorização. Existe uma norma técnica que regulamenta essa atividade e que deve ser seguida”, alertou.

    Quem não observar a lei, estará sujeito à sanção que vai de suspensão a multa. Havendo danos, o responsável também responderá civil e penalmente.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here